Postado em quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Homens e mulheres devem ser os responsáveis pelas atividades domésticas, diz pesquisa

Mais de 85% dos entrevistados afirmaram que tanto homens quanto mulheres devem ser os responsáveis pelos afazeres domésticos.


 Os afazeres domésticos, como organização da casa, limpeza dos cômodos, cozinhar, enfim, tudo o que diz respeito aos cuidados do local de moradias, para a grande maioria dos homens e mulheres do Sul de Minas Gerais deve ser realizado por ambos. É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

Chama atenção o fato de que 14% das mulheres que responderam à pesquisa acreditam que elas próprias devam ser as únicas responsáveis pelas atividades domésticas, enquanto 9% das respostas femininas indicam que os homens devam ser os responsáveis. Entre as respostas masculinas, apenas 0,8% acreditam que sejam eles próprios os responsáveis por essas tarefas, enquanto 0,7% acreditam que as mulheres sejam as responsáveis. Além disso, quase 2% dos homens e pouco mais de 1% das mulheres acreditam que um funcionário deve ser o responsável pela tarefa doméstica. 


Em resumo, a pesquisa aponta que a grande maioria de homens e mulheres afirmaram que ambos devem ser os responsáveis pelas atividades domésticas. Porém, há uma parcela de mulheres que acreditam serem elas as responsáveis por essas atividades enquanto poucos homens responderam que eles devam ser os responsáveis.

Diante desses dados, embora a maioria dos homens e mulheres acredite que ambos devam ser os responsáveis pelos afazeres domésticos, ainda recai mais sobre a mulher essa responsabilidade, conforme quase 15% das próprias mulheres indicaram. Entretanto, é inegável que houve, nos últimos anos, um movimento de discussões sobre os papéis sociais de homens e mulheres. Nas tarefas do lar isso pode ser refletido pelos dados apresentados, mas é de se esperar que a divisão dos afazeres, de fato, tem acontecido nos lares.

Os dados analisados são da Pesquisa Identidade Sul-mineira, realizada pela Unifal, que entrevistou 1320 moradores em 20 municípios do Sul de entre os dias 14 de maio e 11 de junho de 2022. O Sul de Minas é entendido como um conjunto de 162 municípios que fazem parte das regiões intermediárias de Pouso Alegre e Varginha. Esta pesquisa tem relevância não apenas para conhecer as características regionais e aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Sul de Minas, como também identificar as preocupações da população para auxiliar a elaboração de políticas pública para a população.

Para saber mais sobre esta importante pesquisa visite o site da Unifal. Basta clicar aqui

Essa matéria foi elaborada por Monica Penteado Ramirez e André Luis Domingos, estudantes curso de Ciências Sociais - Bacharelado, sob a supervisão dos professores Marcelo Conceição e Luís Groppo. Os estudos são desenvolvidos no projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas” em parceria com o portal de notícias Alfenas Hoje.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo