Postado em quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mais de 120 candidatos já estão aptos para a disputa

A Justiça Eleitoral já julgou quase a totalidade dos pedidos de candidaturas para a eleição de outubro. 122 candidaturas constam como aptas.


Alessandro Emergente

A Justiça Eleitoral já julgou quase a totalidade dos pedidos de candidaturas protocolados pelos candidatos da eleição de outubro. Dos 135 pedidos de registros para a disputa da eleição proporcional (ou seja, para a disputa das dez vagas na Câmara Municipal), 122 já constam como aptos no sistema de divulgação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela Internet.

A atualização dos dados tem sido feita pelo Cartório Eleitoral que envia os dados ao TRE/MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) que remete ao sistema do TSE. Até a noite desta terça-feira, o site do TSE acusava que 122 candidatos a vereador estão aptos. Um total de 135 pedidos de registros foram encaminhados à Justiça Eleitoral.

Apesar do site do TSE acusar 122 candidaturas aptas, este número é maior. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Alfenas, Mauro de Almeida Fraga, alguns pedidos de registros de candidaturas já foram julgados e estão sendo lançados no sistema.

Nem todos candidatos que aparecem como aptos tiveram necessariamente seus registros deferidos (aceitos pela Justiça). Motivo: ao ter um pedido indeferido, o candidato aparece no sistema como inapto, mas assim que entra com recurso em instância superior a classificação passa a ser apta, porém com candidatura indeferida, devido a não ter uma decisão final. Até 16 de agosto, a Justiça Eleitoral irá se manifestar definitivamente sobre os pedidos.

Majoritária

As três candidaturas para a disputa da prefeitura também aparecem como aptas. A última a ser atualizada no sistema do TSE como apta foi a do candidato à reeleição, Pompilio Canavez (PT). Desde sábado, o registro do candidato petista passou a constar como apto no site do TSE. As candidaturas de Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB) e de Marcos José Duarte (Marcão/PPS) já constavam como aptas no sistema desde a semana passada.

A coligação “Alfenas que Queremos”, encabeçada pelo PT, teve o número de partidos que integra corrigido pela Justiça Eleitoral chegando a dez legendas: PDT/ PMN/ PSL/ PMDB/ PRP/ PT do B/ PT/ PHS/ PTN/ PRB. O primeiro edital a ser publicado apontou apenas quatro siglas partidárias: PT, PTN, PMN e PTdoB.

Um equívoco no envio do Candex provocou o erro que foi corrigido posteriormente pelo Cartório Eleitoral com a análise das atas das convenções dos partidos. Com isso, partidos como PMDB, PDT, PHS e PRB (com um total de 116 deputados eleitos em 2006) passaram a integrar a coligação. O número de deputados federais eleitos dos partidos da coligação é um dos critérios para definição do tempo de tevê e rádio no horário eleitoral gratuito.

A Justiça Eleitoral convocou para esta quinta-feira, pela manhã, uma reunião com representantes das emissoras de rádio e de tevê de Alfenas para procedimentos para elaboração do plano de mídia para o horário eleitoral gratuito que tem início em 16 de agosto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo