Postado em quinta-feira, 23 de março de 2023 às 20:08

Alfenas começa a vacinação contra Varíola do Macaco

Inicialmente foram recebidas seis doses, direcionadas a pessoas com HIV, segundo a Coordenação da Central de Vacinas.


 Da Redação

A Prefeitura de Alfenas começou a aplicar, nesta semana, a vacina contra a mpox, doença conhecida como varíola dos macacos. Em razão do número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, e conforme orientação do órgão federal, poderão ser vacinadas pessoas que vivem com HIV/AIDS com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificados pela contagem de linfócitos TCD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo principal da vacinação é a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença, dentro do atual contexto de transmissão observada no país. Outro objetivo é a interrupção da cadeia de transmissão através da vacinação de contatos com casos suspeitos e/ou confirmados para mpox.

O esquema de imunização contra a mpox é de duas doses (0,5 ml cada) da vacina MVA-BN Jynneos, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre as doses.

De acordo com Taciane Lima, coordenadora da Central de Vacinas, foram recebidas inicialmente seis doses no município que serão destinadas a pessoas que vivem com HIV, e que terão seus exames de sangue contagem de linfócitos TCD4 avaliados pela médica responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “As doses serão administradas de acordo com a quantidade que o Ministério da Saúde enviar para o município”, explica.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo