Postado em quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023 às 08:31

Nova tecnologia consegue transformar texto em música


 O Google construiu um modelo de inteligência artificial capaz de gerar música a partir de descrições de texto. Algumas demonstrações da capacidade desse programa foram recentemente compartilhadas na plataforma Github e mostram áudios de 30 segundos criados em resposta a alguns comandos de texto detalhados.

Chamada MusicLM, essa tecnologia se mostrou capaz de criar músicas de diversos gêneros musicais, como house dos anos 90, funk, jazz, indie rock, hip-hop e death metal. Tudo depende do comando que está na legenda, assim, o programa faz uma busca em seu banco de cerca de 280 mil horas para combinar instrumentos e gêneros mais adequados. Quanto mais detalhado for o comando, mais elementos sonoros poderá receber a nova composição.

Os pesquisadores do Google publicaram um artigo acadêmico no qual explicam o funcionamento do MusicLM e destacam a preocupação em relação ao risco da inteligência artificial se apropriar indevidamente de um conteúdo criativo já existente. “Descobrimos que apenas uma pequena fração dos exemplos foi memorizada pela máquina, enquanto conseguimos identificar 1% dos exemplos com uma correspondência aproximada [com músicas já existentes]”, relataram os pesquisadores. Eles pediram “mais trabalho futuro no combate a esses riscos associados à geração musical” e enfatizaram que não há planos de lançar o programa neste momento.

Portanto, o MusicLM não estará disponível para sua utilização na internet… ainda. Mas a sua criação abre discussões nas esferas de direitos musicais, catálogos de músicas gratuitas e canções comerciais produzidas por robôs.

Fonte: Radio rock



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo