Postado em sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
às 08:08
Recorte da Mostra de Cinema de Fama é realizado em Belo Horizonte
Edição especial da 5ª edição foi realizada na capital de Minas Gerais.
Da Redação
Uma edição especial da Mostra Fama de Cinema, a Mostra Fama Recorte BH, foi realizada na capital mineira. O evento, de 8 a 11 de dezembro, foi promovido no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes.
Foram exibidos um total de 17 filmes, sendo 10 vencedores nas duas categorias: melhor filme e melhor filme mineiro, cinco premiados em outras categorias e dois filmes convidados. Esse ano foi realizada a 5ª edição em Fama, no mês de outubro.
“O objetivo de levar para Belo Horizonte, capital do nosso estado, uma pequena parcela do trabalho que está sendo executado no interior, garante a visibilidade e relevância da arte e cultura do estado como um todo. Estabelecendo assim, pontes e conexões para projetos futuros, além de ampliar o alcance das obras e trilhar um panorama histórico do trabalho executado nos últimos anos”, comentou Aryanne Ribeiro, idealizadora e coordenadora do Mostra Alfenas.
No primeiro dia, em parceria com a EMC (Empresa Mineira de Comunicação, foi aberto o evento com apresentação de Flávia Moreira, diretora de audiovisual da EMC, e Du Sarto, ator e apresentador mineiro. A atriz Teuda Bara, que integra o elenco do Filme Angela, recebeu uma homenagem e falou sobre seus processos individuais artísticos. A diretora Marília Nogueira também mencionou a importância da homenagem e da Mostra na capital e na sequência o filme Angela foi exibido. Também no primeiro dia foi exibido o filme convidado da EMC: “Querência”, com direção de Helvécio Marins Júnior.
No segundo dia foi realizada uma homenagem a José Lino (in memorian), um dos entrevistados do filme “Histórias de quando a água chegou: Fama, progresso represado”, de Joyce Souza, Bruno de Souza e Flaviane Faria Carvalho, menção honrosa da 5ª Mostra Fama que foi exibido na sequência.
Houve também uma degustação dos produtos de Fama, levando um pouco da cultura da cidade para Belo Horizonte. Foram exibidos, ainda no segundo dia, os filmes: “Cantareli”, de Douglas Prado, filme convidado, e “A pé da branca de João Gabriel Rodrigues”, premiado na categoria filme mineiro III Mostra. Na sequência, foi exibido “Sigilo”, de Lucílio Jota.
O terceiro dia, com a carismática condução de Du Sarto, foram exibidos os filmes premiados em edições anteriores do Mostra de Cinema de Fama: “A ponte”, de Rafael Câmara, “Besta Fera”, de Wagno Godez, “Permutável”, de Renan Távora, e “Neguinho”, de Marçal Vianna.
Na sequência, também no dia 9 de dezembro, foram exibidos os filmes “Vai melhorar”, de Pedro Fiuza” e “Mesenai”, de Guilherme Faria, ambos da 5ª mostra, sendo o último premiado na categoria melhor filme mineiro.
No domingo, último dia, foi exibido o filme “Quatro Paredes”, de Bruno Estrada e Pedro Alvarenga, premiado na I Mostra Fama, além dos filmes: “Frágil”, de Ramon Faria, melhor filme mineiro, “Intervalo”, de Ludmila Curi, terceiro lugar e “Tô esperando você voltar”, de Marília Lavarini, aclamação do público, ambos da 5ª Mostra Fama.
Também foi realizado um bate papo com o diretor Ramon, além da exibição dos bonecos do filme. A diretora Marina Lavarini recebeu troféu e ao final Du Sarto compartilhou uma sensível mensagem da produtora Marília Ribeiro de Almeida sobre seus processos na mostra fama.
A mostra Fama busca consolidar a presença do audiovisual no Sul de Mina. É um espaço democrático que busca exibir além dos filmes, os interiores, a memória e as histórias de Minas.
A Mostra Fama é realizada pela Gesto Produtora com o apoio da Prefeitura de Fama, Circuito Turístico Lago de Furnas, que é parceira da Mostra Fama desde a sua I edição e do Fórum dos Festivais. A Mostra Fama conta também com o apoio cultural do Cine Clube Gesto, Instituto Gesto, Ribal Produção, Fundação Clóvis Salgado e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo de Minas Gerais.
COMENTÁRIOS