Postado em terça-feira, 24 de maio de 2022
às 21:09
Ex-prefeito de Alfenas tem o nome cogitado para ser vice de Kalil
Nome de Luizinho é apresentado, nos bastidores, como uma das alternativas do PT.
Alessandro Emergente
O nome do ex-prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) foi colocado na mesa de negociações como alternativa para ser vice na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) na disputa pelo Governo de Minas. O PT, que deve indicar o candidato a vice na chapa liderada pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, ainda não definiu o indicado, mas já tem alternativas na mesa.
O nome de Luizinho foi sugerido por uma ala do partido durante um encontro da executiva estadual em Belo Horizonte na noite de segunda-feira. Mas, nesse momento, outro petista, o deputado estadual André Quintão (PT), é o mais cotado para assumir a vaga, segundo reportagem do jornal O Tempo dessa terça-feira.
A possibilidade de ter o ex-prefeito de Alfenas compondo a chapa com Kalil foi sugerida nos últimos dias e rapidamente ganhou apoio de prefeitos da região, que fizeram manifestações favoráveis. Um manifesto de apoio desses prefeitos pode ser publicado nos próximos dias.
Um dos apoiadores é o prefeito de Guaranésia, Laercio Cintra Nogueira (MDB), que preside a Cislago (Consórcio Intermunicipal de Municípios). Em um áudio endereçado ao deputado federal Reginaldo Lopes (PT), ele manifesta o apoio a possibilidade de ter Luizinho como candidato. “Seria um representante muito forte para o Sul de Minas. Deixo aí a minha sugestão”, disse no áudio a qual a reportagem do Alfenas Hoje teve acesso.
Além de Nogueira, os prefeitos de Machado, Maycon Willian (PSB), e de Campo do Meio, Samuel Azevedo Marinho (PSD), também manifestaram apoio a articulação.
A ideia desses prefeitos é ter um nome do Sul de Minas e que esteja ligado a área da saúde. O histórico ligado a gestão na saúde e as ações de combate a pandemia, durante a sua gestão à frente da Prefeitura de Alfenas, seriam fatores favoráveis ao movimento em prol do ex-prefeito.
À disposição
Ouvido pela reportagem, Luizinho disse que não partiu dele a iniciativa de colocar o seu nome numa disputa para ser o candidato a vice, porém não descarta a possibilidade caso haja aceitação política. “Eu não estou em uma disputa (para ser candidato a vice-governador), mas o que me entusiasma é a missão de atuar pela saúde”, declarou ao afirmar ainda que se coloca à disposição da coligação caso seja a alternativa escolhida.
Luizinho disse, porém, que mantém a sua agenda como pré-candidato a deputado estadual. Nos próximos dias, inclusive, estará em cidades da região, articulando a sua candidatura por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Nome já lembrado
Não é a primeira vez que o nome de Luizinho é cogitado para a disputa pelo Palácio Tiradentes. Em novembro do ano passado, o presidente estadual do PT, Cristiano Silveira, citou o então prefeito de Alfenas como um dos nomes da legenda para uma disputa pelo executivo mineiro.
As mensagens encaminhadas por prefeitos da região ao deputado federal Reginaldo Lopes, em apoio ao nome de Luizinho, ocorreram porque o petista deve ser um dos nomes fortes na tomada de decisão. Lopes abriu mão de ser o candidato ao Senado e a vice na chapa encabeçada por Kalil para assumir um cargo de coordenação na campanha presidencial.
História
Caso Luizinho assuma a condição de candidato a vice-governador, e eventualmente a chapa saia vencedora em outubro, não será inédito um político de Alfenas ocupar o cargo. Entre 1864 a 1865, o alfenense Roque Souza Dias foi vice-presidente da Província, indicado pelo imperador Dom Pedro II, como previa a Constituição do Império do Brasil de 1824. Dias era filiado ao Partido Liberal.
COMENTÁRIOS