Postado em domingo, 15 de maio de 2022 às 11:11

Sul de Minas participa de diagnóstico sobre identidade regional

Pesquisa de campo integra projeto da Unifal e fará levantamento cultural, social, político e econômico.


 Da Redação

Iniciou-se no último sábado (14/05), a pesquisa de campo do projeto “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais” da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), que levantará as características sociais, econômicas e culturais da população do Sul de Minas. Nesta etapa, mais de 1.300 entrevistas serão realizadas junto a moradores de 20 municípios da região.

“Serão levantadas informações sobre: perfil e composição familiar; trabalho, renda, consumo, poupança; religião, valores e expectativas de futuro; opinião pública, comportamento político e mídias sociais; violência, tolerância e direitos humanos, educação e saúde”, detalha o coordenador do projeto, o professor Marcelo Rodrigues Conceição, do curso de Ciências Sociais.

Segundo o professor, a coleta das informações será realizada pelo instituto de pesquisas CP2 Consultoria, Pesquisa e Planejamento, contratado por meio de seleção pública realizada pela Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep). A previsão é que o levantamento nos domicílios dos moradores dure cerca de 30 dias.

O projeto institucional conta com recursos de emendas parlamentares na ordem de R$ 300 mil para custeio de bolsas de coordenação, iniciação científica e de mestrado, e contratação da empresa de coleta. A investigação auxiliará gestores municipais a entenderem os principais desafios no desenvolvimento de políticas públicas nos 162 municípios que compõem a região. 


“O objetivo é realizar um diagnóstico da identidade sul-mineira com base em suas características culturais, sociais, econômicas e políticas, buscando analisar a influência das regiões metropolitanas mais próximas — São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro — na constituição dessas características”, explica o coordenador.

Formação intensiva

Desde 2021, a equipe de trabalho tem participado de formação intensiva em metodologias e levantamento de dados secundários. “Espera-se contribuir para a caracterização do comportamento multidimensional da população do Sul de Minas Gerais, bem como de sua percepção e o impacto das políticas públicas na região”, afirma o coordenador.

Além dos benefícios imediatos, o professor Marcelo Conceição argumenta que o projeto tem potencial para gerar desdobramentos estratégicos que contribuirão para a consolidação da Unifal como um importante ator regional com capacidade de propor políticas públicas, apoiadas em conhecimentos acadêmico-científicos produzidos por seus docentes e discentes.

“Também há a expectativa de gerar informações relevantes aos gestores públicos dos municípios da região e do governo do estado de Minas Gerais, bem como para o conjunto de atores vinculados à sociedade civil organizada”, reforça, acrescentando que o projeto também ampliará a exposição pública da Universidade, possibilitando maior proximidade com gestores políticos locais. 


De acordo com Marcelo Conceição, os municípios de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha foram definidos intencionalmente, por ter campi da Unifal. Segundo ele, o município de Pouso Alegre foi selecionado nessa etapa por ser o principal da região intermediária e os demais municípios foram sorteados, considerando a necessidade de garantir a representação de todas as regiões imediatas do Sul de Minas, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essas regiões imediatas e a quantidade de municípios em torno delas são as seguintes: Pouso Alegre (34); Poços de Caldas (8); Itajubá (14); São Lourenço (16); Caxambu-Baependi (8); Varginha (5); Passos (15); Alfenas (13); Lavras (14); Guaxupé (9); Três Corações (6); Três Pontas-Boa Esperança (5); São Sebastião do Paraíso (5); Campo Belo (5); Piumhi (5). Portanto, as regiões relativas ao Sul de Minas são compostas, nesta classificação, por 162 municípios.

Além do professor Marcelo Conceição, a comissão de coordenação do projeto é formada também pelos professores: Antonio Carlos Andrade Ribeiro (UFOP); Everton Rodrigues da Silva (ICSA); Flamarion Dutra Alves (ICN); Luís Antonio Groopo (ICHL); Michel Deliberali Marson (ICSA). Os cursos envolvidos na construção e desenvolvimento do projeto são: Bacharelado em Ciências Sociais; Programa de Pós-Graduação em Economia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública.

 



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