Postado em terça-feira, 22 de março de 2022
às 08:08
Reitor Sandro Cerveira é reconduzido para o seu 2º mandato
Reitor assumirá o seu segundo mandato no comando da Unifal até 2026.
Alessandro Emergente
O reitor Sandro Amadeu Cerveira foi reconduzido para o seu segundo mandato à frente da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União em um decreto presidencial, que acatou a indicação da comunidade acadêmica durante uma consulta popular realizada no ano passado, que apontou o nome de Cerveira como o mais votado, com 63% dos votos válidos.
O novo mandato vai até 2026 e a cerimônia de posse deve ocorrer em 8 de abril, na Unifal. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Universidade, o decreto presidencial foi publicado no último dia 18, mas o processo para escolha da reitoria foi concluído na segunda-feira, dia 21.
“Com a nomeação no Diário Oficial encerra-se o processo de sucessão para a Reitoria da Unifal que começou no início do ano passado. É um momento importante e significativo, pois a vontade da comunidade universitária foi reconhecida e institucionalizada e isso nos fortalece como universidade pública que busca cumprir sua missão constitucional”, disse o reitor, após a publicação do decreto presidencial.
Cerveira assumiu a reitoria, pela primeira vez, em 2018 após ser apontado em consulta popular, como o preferido pela comunidade acadêmica. Na época, ele assumiu o comando da Universidade ao lado do vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira. Dessa vez, a consulta contemplou candidaturas avulsas.
O atual reitor substituiu, em 2018, o ex-reitor Paulo Márcio de Faria e Silva, que comandou a Unifal por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2017.
Cerveira é graduado em História pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutor em Ciência Política também pela UFMG. Ele foi diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Unifal e professor do curso de Ciências Sociais na Universidade.
Sobre as expectativas para a próxima gestão, o reitor escolhido pela comunidade e nomeado pela Presidência da República, enfatiza que serão quatro anos de grandes desafios e, entre eles, o retorno integral das atividades presenciais. “Vamos enfrentar cada um deles, como temos feito! Com diálogo, respeito e muita garra buscando honrar a história de nossa instituição”, finalizou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Ranking aponta Unifal entre as 50 melhores do Brasil
- Agrotóxicos usados no cultivo de café afeta o fígado de agricultores, mostra estudo
- Ranking internacional elenca pesquisadores da Unifal entre os cientistas mais influentes
- Inscrições para o Sisu vão até quinta-feira; Unifal oferece 1.689 vagas
- Professor da Unifal tem artigo citado em questão do Enem
COMENTÁRIOS