Postado em quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022 às 09:45

13 lugares que os amantes de arquitetura precisam visitar em São Paulo

Neste aniversário de 468 da metrópole, listamos alguns endereços com projetos marcantes, que se misturam à história da capital paulista


 Nesta terça-feira, 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 468 anos. Mesmo com uma série de contratempos e adversidades, é inegável que a terra da garoa é um reduto de preciosidades culturais e arquitetônicas, que encantam os moradores e turistas.

Com ruas e endereços marcantes, a lista de lugares imperdíveis na cidade é extensa. Para celebrar o aniversário da capital paulista, selecionamos 13 lugares que os amantes de arquitetura precisam conhecer. Confira!

1. Auditório do Ibirapuera

Dentro da maior área verde da cidade de São Paulo está localizado o Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, desenhado pelo arquiteto em 1950. A construção, porém, só foi inaugurada em 2005, e hoje é um dos principais pontos urbanos da metrópole. Com paredes pintadas de branco, o auditório recebeu uma marquise, executada em metal vermelho, que cobre a área destinada ao acesso principal.

Projetado inicialmente para apresentações musicais, o local acabou se tornando um abrigo para diversos espetáculos culturais. Em seu subsolo, está localizada a Escola do Auditório, que oferece cursos livres.

2. Catedral da Sé

Iniciada em 1913, a construção da catedral atual foi liderada pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, que desenhou um edifício com estilo predominantemente neogótico, inspirado nas catedrais medievais europeias. Contudo a arquitetura eclética do local pode ser constatada quando observa-se a cúpula com linhas arredondadas, que teve influência renascentista.

Com capacidade para oito mil pessoas, a catedral está situada na Praça da Sé, no Centro da cidade, local onde está o monumento marco zero. A partir dele, contam-se as distâncias de todas as rodovias que partem de São Paulo, bem como a numeração das vias públicas da capital paulista.

3. Copan

Um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de São Paulo, o Copan foi tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo em 2012. Projetado por Oscar Niemeyer, com o auxílio de Carlos Lemos, o prédio residencial, concluído em 1972, se tornou um dos maiores símbolos da arquitetura modernista no Brasil e chama a atenção pelo seu formato curvilíneo.

Após 10 anos de negociações entre o conselho do condomínio, o Conpresp e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), o prédio está agora mais perto de passar por uma restauração. Aqui, nós detalhamos o projeto.

4. Edifício Martinelli

Idealizado pelo imigrante italiano conde Giuseppe Martinelli, o prédio, carinhosamente chamado pelos paulistanos de Martinelli, é um importante mirante na cidade. De lá, é possível ter uma das vistas mais bonitas do skyline de São Paulo. Depois de ser residencial e ir do luxo à decadência, hoje, o Martinelli abriga a sede das Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento, as empresas Emurb e Cohab-SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo. Confira outras curiosidades sobre o prédio nesta matéria.

5. Estação da Luz

Inspirada na estética vitoriana, a estação foi construída com matéria-prima vinda da Inglaterra. Todavia, o edifício possui elementos de alvenaria de origem brasileira. Entre as diversas restaurações, o local (que atende a linhas de metrô e trem) passou por uma série de reformas entre os anos 1990 e 2000, uma das quais encabeçada foi pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro Mendes da Rocha. O objetivo dessas renovações foi adaptar o local para receber o Museu da Língua Portuguesa.

6. MASP

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) foi projetado por Lina Bo Bardi, transformou-se em cartão-postal da cidade e em símbolo da arquitetura moderna mundial do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi conciliou com leveza as superfícies ásperas e sem acabamentos, presentes na arquitetura do museu. Já a esplanada sob o edifício, conhecida como vão livre, foi pensada como uma praça para uso da população. Neste link, nós falamos a respeito do projeto de expansão do MASP.

7. Mercado Municipal

Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão - como é conhecido popularmente - conta com vitrais executados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras igrejas brasileiras. O edifício paulistano apresenta influência germânica e dos estilos neoclássico e gótico.

8. Pateo do Collegio

Foi no local conhecido hoje como Pateo do Collegio que a cidade de São Paulo foi fundada, em 25 de janeiro de 1554. Nesse dia, há 463 anos, os padres jesuítas rezaram uma missa e fundaram uma igreja e um colégio, marco da fundação da cidade. Após passar por uma série de reconstruções, a edificação atual, que tem inspiração na construção original seiscentista, foi finalizada em 1979. Nela, há fragmentos de uma parede de 1585, remanescente do antigo colégio dos jesuítas. O lugar abriga ainda o Museu Anchieta, que reúne um acervo de aproximadamente setecentos objetos.

9. Pinacoteca

Projetado no final do século 19, pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio neoclássico passou por uma ampla reforma, no final da década de 1990, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A Pinacoteca é descrita como um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira. Nesta matéria, nós falamos a respeito da construção do novo prédio da Pinacoteca.

10. Theatro Municipal

Um dos cartões-postais da capital, o Theatro Municipal foi cenário de grandes apresentações artísticas e eventos históricos, como a Semana de Arte Moderna de 1922. Inaugurado em 1911, o teatro completa 111 anos em setembro deste ano. O local foi projetado pelos arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi e teve a construção liderada pelo escritório do brasileiro Ramos de Azevedo. Sua arquitetura combina elementos dos estilos renascentista, barroco e art nouveau. Saiba mais sobre o projeto neste link.

11. Casa de Vidro

Considerada um ícone da arquitetura moderna brasileira, a Casa de Vidro, no bairro do Morumbi, foi o primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi no Brasil. Residência do casal Bardi por mais de 40 anos, foi, desde sua inauguração em 1951, ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. A residência possui três faces completamente envidraçadas, do piso ao teto, formando a sala de estar. Atualmente, é a sede do Instituto Bardi/Casa de Vidro e faz parte de um conjunto composto por mais três edificações: a casa do caseiro, a garagem e o estúdio.

12. Sesc Pompeia

Eleito pelo jornal americano The New York Times, como uma das 25 obras arquitetônicas mais importantes construídas depois da Segunda Guerra Mundial, o edifício foi assinado por Lina Bo Bardi. O Sesc Pompeia, na Zona Oeste da capital, foi desenvolvido sem alterar a estrutura original da antiga fábrica de tambores, que funcionava anteriormente no local. Além disso, a arquiteta apostou na ressignificação de estruturas industriais, o que era considerado uma novidade, em meados dos anos 1980. Saiba mais sobre o Sesc Pompeia nesta matéria.

13. Instituto Casa Vilanova Artigas

Localizada no Campo Belo, Zona Sul de São Paulo, a casa onde viveu o arquiteto João Batista Vilanova Artigas serviu de morada aos herdeiros do arquiteto até 2016, quando foi tombada e revitalizada. Com telhado em forma de asa de borboleta, a residência principal é dividida em dois blocos e reúne sala com pé-direito alto, ateliê, terraço, janelões e paredes inteiras de vidro, além das cores características da obra do arquiteto – vermelho, azul e amarelo, em tonalidades sempre variadas. Em 2019, o local abriu as portas ao público como Instituto Casa Vilanova Artigas (ICVA), centro cultural voltado para a valorização da arquitetura e patrimônio histórico.

FONTE: Casa Vogue



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo