Postado em sábado, 30 de abril de 2022 às 08:48

5 ONGs que oferecem arquitetura para pessoas de baixa renda

Em diferentes regiões do Brasil, essas instituições visam oferecem melhores condições de moradia aos mais necessitados


 Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), referentes ao ano de 2019, apontam que trabalhos voluntários foram realizados por 6,9 milhões de pessoas no Brasil. Apesar de representar uma queda em relação ao ano anterior, os números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam que há muitas iniciativas voltadas ao desenvolvimento social, em diferentes regiões do país.

Para que você conheça o trabalho de organizações não governamentais que atuam na área de arquitetura, destinada à população de baixa renda, nós listamos cinco instituições que você precisa conhecer. Confira!

1. ONG Construíde

Com o objetivo de impactar vidas e construir moradias, a ONG foi fundada em 2017 pelo arquiteto Bruno Bordón e oferece moradia a famílias menos favorecidas. Com operação fixa, a Construíde já ergueu residências em São Paulo, Sergipe, Goiás e Paraná. Em cinco anos de atividade, a instituição concluiu 61 obras. Em 2022, a ONG pretende construir 18 casas em São Paulo e outras três residências em Curitiba, Goiás e Sergipe, além de expandir os trabalhos para mais três regiões que ainda estão sendo definidas.

2. Arquitetura na Periferia

Criado em 2013 durante a pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, da UFMG, o movimento tem a missão de promover a inclusão da mulher nas decisões sobre a construção da casa. Para tanto, a organização apresenta práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras, além de oferecer um microfinanciamento para que essas mulheres conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. O grupo, que atua em Belo Horizonte, conta com três arquitetas, duas estudantes de engenharia, uma mestre de obras e voluntárias na área de psicologia e comunicação.

Thank you for watching


3. Décor Social

Comandado por Katia Perrone, Vicente Parmigiani, Lucy Amicón, Andréa Bonventi, o Décor Social é uma associação sem fins lucrativos criada, em São Paulo, para desenvolver e executar projetos de reforma e decoração de abrigos que acolhem crianças e adolescentes. Com a ajuda de voluntários especializados em arquitetura, decoração e paisagismo, a organização mobiliza projetos de revitalização dos espaços físicos e instalações de entidades assistenciais e filantrópicas.

4. Habitat para a Humanidade Brasil

Parte da organização internacional Habitat for Humanity, fundada em 1976 e presente em 70 países, a Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental. Para tanto, ela organiza ações de construção, reforma e melhoria de casas, além da regularização urbanística e fundiária de assentamentos. Presente no Brasil há quase 30 anos, a ONG afirma já ter ajudado mais de 60 mil pessoas.

TETO Brasil

Trata-se de uma organização internacional que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem nas favelas mais precárias do mundo. A instituição tem como objetivo trabalhar pela diminuição da vulnerabilidade destes espaços e das pessoas que vivem ali por meio do engajamento comunitário e da mobilização de voluntários. A ONG, que é famosa pelos mutirões de construções de emergência, também organiza outras atividades, como a realização de escutas em comunidades e o desenvolvimento de projetos pontuais, como hortas comunitárias, por exemplo.

FONTE: Casa Vogue



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo