Postado em segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 às 11:06

Novo comportamento de compra pressiona por mudança no serviço de entrega

Para driblar transtornos relacionados ao atraso nas entregas, gestores de frotas buscam soluções tecnológicas que permitam acompanhar o dia a dia dos entregadores


 A pandemia da Covid-19 imprimiu novos comportamentos para a sociedade, intensificou alguns e até extinguiu outros. Como, por exemplo, o comportamento de compras pela internet no Brasil, que já vinha crescendo desde 2017. Segundo a Ebit (empresa que mede a reputação de lojas virtuais), as compras pela internet subiram de 19% para 34% desde o início de março de 2020.

Os motivos do aumento do consumo on-line estão relacionados ao novo modo de consumo, lazer, alimentação e comportamento. Atividades cotidianas como ir ao restaurante, comprar produtos para casa, adquirir bens duráveis como móveis ou eletrônicos passaram a ocorrer em casa devido às restrições para deter o vírus.

As consequências dessa mudança de comportamento estão, principalmente, impactando as empresas que precisam agora se adaptar ou ainda otimizar os serviços de venda on-line, como atendimento, logística, pós-venda e outras práticas.

Para a maioria das empresas o fluxo de antigamente não pode ser o mesmo de antes da pandemia, pois a partir de então, não será mais tolerado pelos clientes coisas do tipo:

Resposta de atendimento demorado ou sem cordialidade;
Entrega que não é possível ser rastreada;
Produto sem preço no site ou rede social;
Demora na entrega do produto;
Pós-venda, caso o produto dê problema ou feedback positivo.
Estes erros deixaram de ser toleráveis depois da pandemia, sendo que o maior desafio das empresas será gerir com mais eficiência o relacionamento com o cliente.

“Desde o começo da pandemia, nosso setor de coleta externa ganhou grande dimensão, e com isso tivemos vários desafios referente a gestão do processo, sendo o principal os atrasos consequentes de planejamentos muito distantes um do outro, necessário uma roteirização.” - Bárbara Reis, Gestora, Laboratório Labormed.

Dados

No Brasil, as empresas que se adaptaram foram muito felizes, pois o faturamento com as vendas pela internet cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, chegando ao total de R$ 38,8 bilhões. Segundo dados da Ebit/Nielsen, entre janeiro e junho do ano anterior foram realizadas 90,8 milhões de vendas no meio digital.

Em Minas Gerais, uma empresa se destacou com o serviço de gestão de entregas por servir de solução múltipla. A Webrota oferece monitoramento, roteirização, otimização, rastreio de entrega e entregadores, gestão de frotas de objetos e veículos, controle e acompanhamento dos prazos de entrega, definições dos veículos usados, assinatura e retorno de canhotos assinados por clientes, logística reversa.

A empresa mineira ainda elabora relatórios sobre os motivos de devoluções e avarias, gestão de indicadores de todos os processos de logística e outros serviços fundamentais para o meio de transporte de mercadorias.

“Vimos em nosso dia a dia que as empresas precisam de mais eficiência, economia, maior produtividade e controle de todo esse processo de entrega, coleta e de seus entregadores. Principalmente na otimização das rotas, daí surgiu nossa solução do iPack para atender esse mercado que cresce a todo vapor.” Dênis Santos, Diretor Comercial WeRota.
O maior objetivo da marca é otimizar o serviço de entregas, coletas, garantir que mercadorias e produtos cheguem em perfeitas condições e dentro do prazo. Ainda, buscam redução de custos com maior produtividade de todo processo de execução.

“Através das soluções do iPack, foi possível criar um Mapa de Calor mais sucinto e conseguimos selecionar onde tínhamos maior demanda de atendimento, distribuindo assim nossos colaboradores o melhor possível evitando atrasos nas demandas, tendo os mesmos com a rota roteirizada."

"Além disso, nossos gestores conseguem acompanhar em tempo real a localidade de cada atendimento, tendo controle de planejamentos realizados e que estão próximos a acontecer, arquivamos documentos dos pacientes evitando extravio."

"Com a implantação do iPack na empresa podemos perceber menos reclamações dos pacientes e maior qualidade no atendimento.” Bárbara Pires, Gestora, Laboratório Labormed.
Por meio da integração do seu sistema com a empresa via API de integração, o sistema permite a otimização e controle de frotas, com roteirização de percursos, redução de custos e automação de processos.

FONTE: G1 Globo



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