Postado em segunda-feira, 3 de janeiro de 2022 às 15:45

Qual animal de estimação escolher para apartamento?


 Ter um animal de estimação em casa muda todo o ambiente. Ele traz alegria, companheirismo e ainda beneficia a nossa saúde mental.

Mas, muitas vezes abrimos mão de ter um bichinho em casa por falta de espaço, principalmente quando moramos em um apartamento.

Alguns desse locais proíbem a criação de animais, mas muitos apartamentos estão sendo mais flexíveis e aceitando a vivência de animais em apartamentos.

Como esse tipo de moradia costuma ter um espaço reduzido, é comum que surja a dúvida sobre qual animal escolher para morar em apartamento.

Talvez você acredite que são poucas as opções para animal de estimação para apartamento, mas a boa notícia é que existem outros bichinhos que vivem muito bem em apartamento e que são ótimos companheiros.

Melhores animais de estimação para quem vive em apartamento
Confira a seleção que fizemos com os melhores animais para quem vive em apartamento.

Cachorro

Eles costumam ser a primeira opção da maioria das pessoas, já que é um dos animais mais amados.

O cachorro é o amigo fiel e companheiro que um tutor busca, mas antes de escolher adotar um cãozinho é importante ter tempo disponível.

Um cachorro exige cuidados que devem ser respeitados pelo dono. Um dos principais é disponibilizar tempo para passear e brincar.

Mesmo que seja um cão pequeno, ele precisa de atividades físicas diárias para a saúde do corpo e da mente.

Uma outra observação é com a raça escolhida. Como apartamento costuma ter um espaço reduzido é normal que os moradores escolham cães de pequeno à médio porte.

Antes de escolher um cachorro, pesquise sobre a raça para saber qual melhor se adapta ao seu estilo de vida e a sua moradia.

Gato

Sempre tem aquele grupo que vai preferir os felinos. E eles são ótimas escolhas para quem mora em apartamento ou casas pequenas.

Os gatos são animais conhecidos por sua independência, o que é verdade. São animais que não exigem muita experiencia para o tutor, ótimo para aqueles tutores de primeira viagem.

Muitas pessoas acreditam que o gato é um animal frio e que não nutre sentimento pelos humanos, mas isso não é verdade.

Esse felino é bastante apegado aos seus guias e gosta de passar um bom tempo recebendo cafuné, porém ele não demostra a mesma empolgação que um cachorro, o que é de sua personalidade.

Para apartamentos, o gato costuma ser uma escolha por sua facilidade em se adaptar em lugares menores.

Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide adotar um gatinho para o lar. Como é um animal que solta muito pelo, o ideal é que o bichano tenhas os pelos escovados diariamente, isso reduz bastante a presença dos pelos pela casa.

O apartamento precisa ter as redes de proteção nas janelas, como sabemos, gatos são animais que gostam dar aquela passeada pela vizinhança, mas com a altura do prédio, esse costume pode ser bem perigoso, então a proteção deve ser a prioridade.

O felino também precisa de um local para suas necessidades fisiológicas, então deixe uma caixa para ele fazer o xixi e cocô.

Hamster

Quem procura um bichinho que não precisa de espaço, pode escolher o hamster.

Esse roedor é o número um em questão de espaço, já que ele é minúsculo.

Para quem se interessa em ter um hamster em casa, saiba que ele é um animal que não exige tantos cuidados, mas tem uma expectativa de vida bem abaixo de outros animais, eles vivem em média de 2 a 3 anos de vida.

A manutenção do hamster é simples e não exige experiencia com outros animais. Veja os principais cuidados com um hamster:

Ele precisa de uma gaiola espaçosa e limpa. Mesmo pequenininho ele vai precisar de seu próprio espaço, então procure uma boa gaiola para ele. O hamster é um animal bem limpinho e gosta que seu espaço também esteja higienizado. Então sempre mantenha o lugar limpo, removendo as comidas antigas, as fezes e trocando o tapete ou serragem.
Cuidado quando o hamster estiver fora da gaiola. Como ele é pequeno, ele pode acabar sendo machucado ao ficar solto pela casa. Sempre que o tirar da gaiola, fique monitorando por onde ele anda para evitar acidentes.
Respeite o horário do animal. O hamster é um animal noturno, passando grande parte da manhã descansando e a noite desperto. Evite ficar brincando ou mexendo no animal pela manhã para não estressá-lo.

Coelho

Quem resiste a fofura de um coelho? Esse animal é o símbolo da páscoa e tem ganhado espaço em vários lares como animal de estimação. Mesmo com toda essa graça, antes de decidir adotar um coelho é importante saber alguns detalhes sobre a sua criação.

Assim como o hamster, o coelho tem uma criação parecida. Ele precisa de uma boa gaiola e de espaço, mas não se esqueça que ele precisa passar um tempo solto pela casa.

Cuidar da higiene do local onde o coelho fica é importante, isso protege o animal e a família.

O coelho precisa ser bem higienizado, ele é propenso a problemas de pele, mas não deve ser banhado convencionalmente, já que isso favorece aos surgimentos de fungos e sarnas.

Tartaruga como animal de estimação

Quem procura um animal com uma longa vida então deve investir em uma tartaruga. Elas podem ser encontradas em diferentes espécies, por isso fique ligado na hora de escolher uma tartaruga, já que algumas são aquáticas e outras terrestres.

Como a tartaruga é um animal silvestre, ele precisa de uma certificação de autorização emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA). Essa autorização deve ser disponibilizada pelo criador, que deve estar regularizado com o órgão.

É preciso pesquisar alguns detalhes antes de escolher criar uma tartaruga. Procure saber qual é o tamanho que a espécie atinge na vida adulta, alguns tipos de tartarugas podem ser enormes quando adultas.

Outro cuidado é com o ambiente em que o animal será criado. Tartarugas marinhas precisam de um bom aquário com água limpa e na temperatura ideal para o animal.

Com os cuidados necessários, uma tartaruga pode viver mais de 50 anos, algumas espécies chegam a uma expectativa de mais de 100 anos.

Porquinho da Índia como animal de estimação

Outro roedor que vai conquistar o coração dos amantes de animais. Esse porquinho, que não é realmente da Índia, mas da América do Sul, tem ganhado bastante popularidade como animal de estimação, principalmente com as crianças.

Ele tem um tamanho maior do que o de um hamster, o que é uma opção para quem quer um animal maior, outra diferença com outro roedor é que ele não tem habito noturno.

O porquinho da Índia é um animal de fácil manutenção. Precisa de uma gaiola com espaço e sempre limpa. Quando é solto no ambiente, precisa ser supervisionado.

A alimentação consiste em folhas e legumes, mas os pets shops já vedem ração própria para a espécie. Os banhos não são necessários para um porquinho da Índia, já que ele mesmo faz sua higienização.

Cobra como animal de estimação

Para os mais corajosos e exóticos, a cobra é uma ótima companheira. Para possuir uma cobra é preciso adquirir em um criador autorizado pelo IBAMA e não é permitido cobras peçonhentas, já que elas são perigosas para humanos.

Entre as espécies permitidas para a criação doméstica estão:

Jiboia;
Píton da Índia;
Píton Real;
Cobra do Milho;
Falsa Coral;
Gopher;
Antes de decidir criar uma cobra é importante conhecer o habitat da espécie e quais são suas necessidades.

Algumas cobras precisam de um ambiente mais quente, enquanto outras gostam de um clima mais ameno. Há aquelas que precisam de uma luz especial de lâmpadas UVB.

A alimentação desse animal também deve ser considerada, já que ela precisa se alimentar de pequenos roedores.

Pássaros como animal de estimação

Aves são uma boa opção para quem gosta dos cantos desses bichinhos. O passarinho vai transforma o seu lar e trazer mais alegria. Mas atenção com a espécie escolhida, somente 7 espécies são consideradas domésticas e não precisam de autorização do IBAMA, sendo elas:

Manom
Mandarim
Diamenten Gold
Canário
Periquito
Calopsita
Rolinha Diamante
Para possuir uma ave exótica ou silvestre é preciso autorização do IBAMA.

Pássaros como calopsita e periquito são populares como animal de estimação, elas são aves sociáveis e que aprendem a viver em diferentes moradias, incluindo apartamento. Elas podem ficar fora da gaiola, mas é sempre bom ter aquela supervisão.

Os cuidados com esse animal de estimação são simples. É importante uma gaiola adequada para o tamanho da ave, que deve ser limpa e higienizada com frequência.

Caso opte por uma ave silvestre ou exótica, escolha um criador certificado pelo IBAMA. Comprar animais pelo mercado paralelo é crime, não financie esse crime que lucra maltratando os animais.

FONTE: Portal do Dog



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo