Postado em segunda-feira, 27 de dezembro de 2021 às 20:08

Unifal avança em ranking internacional sobre sustentabilidade

Universidade Federal de Alfenas fica na 19ª posição entre instituições do Brasil.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) avançou em ações de sustentabilidade, conforme indicam os resultados do Ranking UI GreenMetric 2021. Neste ano de 2021, das 40 instituições brasileiras participantes, a Universidade ocupa a 19ª posição, sendo a 6ª colocada entre as universidades de Minas Gerais, com o total de 5.700 pontos.

Esses indicadores avaliam iniciativas nos eixos de ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte, educação e pesquisa. No ranking mundial, a Unifal subiu 55 posições, garantindo o 460° lugar na classificação.

Organizado anualmente pela Universidade da Indonésia, o GreenMetric busca encorajar instituições de ensino de todo o mundo para atuação em prol do meio ambiente. A Unifal participa das edições desde 2018. “Ao integrar esta proposta, o objetivo não é competir com outros participantes, mas sim aproveitar os resultados para nortear as ações institucionais. Entendemos que as pontuações em alta apresentadas pela Unifal demonstram os esforços pela busca de melhorias constantes nos eixos analisados, bem como identificam quais áreas precisam de mais atenção”, explicou a gerente de Meio Ambiente da Universidade, Julieta Aparecida Moreira.

Eixo Energia

De acordo com a gerente, neste ano, o eixo Ensino e Pesquisa apresentou bons resultados, segundo dados que indicam investimento em estudos na área de sustentabilidade, além de publicações, projetos, cursos e eventos referentes ao tema. “No eixo Energia, a Universidade apresentou um acréscimo de pontos ainda pouco expressivo, no qual se destaca o aumento de produção de energia solar no campus Poços de Caldas. Cabe destacar, no entanto, que os dados recém-divulgados se referem ao ano de 2020”, destacou Julieta.

Em 2021, a Sede e o campus Varginha deram início à implantação de usinas fotovoltaicas, conforme o Projeto de Eficiência Energética, que impactará de 25% a 35% de economia na conta de energia da Universidade. 

Placas instaladas sobre o prédio O, na Sede (Foto: Arquivo/Proplan)



Ao se contabilizar a substituição de 9.837 lâmpadas por tecnologia LED e de 11 equipamentos de ar-condicionado por modelos mais eficientes, o projeto também economizará 547,60MWh/ano de energia, com uma redução de demanda de 110,90 kW, o que equivale à emissão de 27.928 toneladas de CO2 evitadas e ao plantio de 77 árvores. Outra ação em destaque é a aquisição de lavadoras de pisos com sistema eficiente de racionalização ao uso da água, a fim de melhorar os serviços de limpeza das áreas de grande movimentação das unidades.

“Ainda quanto aos recursos energia e água, temos ações e campanhas – e seguiremos trabalhando nelas -, visando à redução de consumo constantemente, considerando as metas no Plano de Logística Sustentável (PLS) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigentes, que são documentos importantes de gestão”, completou Julieta.

Eixo resíduos

No eixo Resíduos, o resultado foi positivo, considerando a destinação apropriada de objetos como lâmpadas, pilhas e baterias, assim como de resíduos químicos e hospitalares. “Além disso, contamos com programas que efetivaram redução no uso de papéis e plásticos, a exemplo da adoção de canecas e abolição de copos descartáveis. O que também já nos garantiu relevante acréscimo foi o início da implantação da coleta seletiva, com perspectivas de iniciar efetivamente em todos os campi já no primeiro trimestre de 2022, beneficiando grupos sociais vulneráveis”, disse a gerente de Meio Ambiente.

Com relação aos espaços verdes, destacou Julieta Moreira, a Unifal avançou com implantação do Sistema Regenerativo Urbano no campus Varginha. “Esse espaço efetivou o plantio e manutenção de aproximadamente 800 mudas de espécies arbóreas, em sua maioria frutíferas. Além disso, temos ações semelhantes previstas para concretização breve no campus Poços de Caldas e na Unidade Educacional Santa Clara”, pontuou. Para 2022, a ideia é também garantir a substituição de equipamentos, como destiladores de laboratórios, para outros mais eficientes e econômicos.

“Considero que os nossos resultados positivos conquistados nessa edição do ranking evidenciam e consolidam os esforços coletivos de diferentes segmentos da Instituição. Entendo que, para seguirmos evoluindo, necessitamos ampliar o entendimento em relação ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade individual, coletiva e institucional. Nossa expectativa é que toda a comunidade possa se sentir pertencente ao ambiente institucional para, assim, desejar contribuir com o desenvolvimento sustentável”, concluiu Julieta Moreira.

Conforme também destacou o reitor da Unifal, Sandro Amadeu Cerveira, o avanço no GreenMetric é fruto de trabalho consistente. “O significativo avanço da nossa universidade no GreenMetric é mais do que uma mera posição em um ranking. Ele é o fruto de decisões institucionais e do trabalho consistente de todos que pesquisam, pensam e atuam na construção de uma universidade mais sustentável. Esse reconhecimento nos motiva a seguir avançando”, enfatizou.

A coleta de informações para o ranking, feita com as Pró-Reitorias e Unidades dos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas, bem como da Unidade Educacional Santa Clara, foi realizada pela equipe da Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS), junto à Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI), da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). Além da submissão de informações institucionais, a equipe produziu evidências, em imagens e textos, com as comprovações para questões do ranking.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo