Postado em segunda-feira, 8 de novembro de 2021 às 16:41

Top5: melhores motos para iniciantes em 2021

Escolher a primeira moto é um momento importante.


 Para alguns é uma herança de família, pois acabam pilotando a moto de um pai ou irmão, mas para outros é um evento, quase mágico, de encontrar qual será a primeira moradora da garagem após uma longa busca.

E é por isso que estamos aqui, para lhe ajudar a encontrar as melhores motos para iniciantes. Fizemos uma lista direto ao ponto, com cinco modelos que atendem diferentes critérios. Todas as motocicletas citadas são 0km, mas caso você esteja com a grana curta pode optar por uma boa moto usada.

Melhores motos para iniciantes – a escolha
É preciso deixar claro que não existe ‘a’ melhor moto para quem está começando. Há sim vários modelos que são bons em suas respectivas propostas, mas aí caberá ao futuro motociclista encontrar qual tenha mais a ver com a sua cara e uso.

O primeiro passo para escolher uma moto é o orçamento. Quanto você está disposto a gastar? O segundo é a finalidade. Por que você está pensando em comprar uma moto?

Se vai ser sua companheira inseparável no dia a dia, precisa ter manutenção simples e ser muito econômica. Afinal, seu meio de transporte principal não pode, sob hipótese alguma, lhe deixar na mão. Se vai ser o segundo veículo da garagem, talvez possa priorizar o conforto, mesmo que gaste alguns trocados a mais com gasolina ao longo do mês.

Depois, considere o seu estilo. Ok, precisa ser uma moto econômica para rodar todos os dias na cidade, mas eu prefiro a comodidade dos scooter ou a versatilidade de motos mais altas? E se fosse uma trail, assim sofreria menos com os buracos? E é só depois de preencher todos estes requisitos que você deve pensar em um produto final, seja modelo ou marca específico.

Top5 melhores motos para iniciantes
Então, já podemos falar de marcas e modelos? Nossa lista de melhores motos para iniciantes considerou itens como a disponibilidade de peças de reposição, economia de combustível e facilidade de revenda. Também vale a pena lembrar que os preços foram retirados da Tabela Fipe, mostrando um valor médio praticado pelas concessionárias ao invés dos preços sugeridos pelas montadoras – e, muitas vezes, educadamente ignorados pelas lojas.

1 – A clássica Honda Biz
A Biz dispensa apresentações. O modelo foi desenvolvido especialmente ao nosso mercado e é sucesso desde que chegou às lojas, em 1998. De lá para cá evoluiu muito, ficou mais potente, econômica, confortável e bonita. Além disso, é econômica, robusta e tem comodidades próprias, como a embreagem automática e o compartimento para um capacete sob o banco.

Atualmente, há as opções de 125 e 110 cilindradas. Quem optar pela Biz 125 levará para casa alguns mimos, como painel digital (com função ECO, que mostra a forma mais econômica de pilotar), rodas de liga leve, acabamento superior e 10% a mais de potência, uma vez que ela tem 9,2 cv contra 8,3 cv da versão menor. Em comum elas possuem tomada USB, gancho sob a carenagem e praticamente toda a mecânica. A 110i é mais barata, custando cerca de R$ 11.101 nas lojas.



2 – Scooter para iniciantes: Yamaha NEO

Para quem busca ainda mais comodidade e vai rodar predominantemente no asfalto, os scooter são uma boa pedida. Além de automáticos, costumam ter porta objetos e conjuntos leves, que favorecem a economia e maneabilidade

É o caso da Neo 125. Pesando menos de 100 kg, o scooter de chassi plano tem luzes em LED, espaço sob o banco, freios combinados CBS e rodas de 14 polegadas. Seu motor é suave, gera 9,8 cv e, no nosso teste, chegou a fazer 49 km com um litro de gasolina ao rodar na cidade.



3 – CG 160 Fan, robusta e bonita
É impossível falar das melhores motos para iniciantes e não citar a Honda CG 160, afinal, ela é – de muito longe – a moto mais vendida do Brasil. Da mesma forma, a família CG foi a primeira moto de uma infinidade de motociclistas.

Atualmente, há quatro versões disponíveis: a Cargo, voltada ao uso profissional; a simplória Start, de entrada; a topo de linha Titan; e a intermediária Fan 160. A última é nossa escolhida pois mantém a mesma base das irmãs e oferece bom nível de acabamento, com direito a carenagens no tanque e rodas de liga. Em bom português: é bonita e mais barata que a Titan.

Aliás, as CG 160 estão de cara nova em 2021. A família recebeu um banho de loja, com uma série de componentes visuais novos, mas manterem a parte mecânica já conhecida. Veja as novidades aqui.



4 – Chopper Road: estilosa, baixa, econômica
Há quem não abra mão de estilo e que queira atrair olhares mesmo rodando com uma moto de baixa cilindrada. Neste caso, uma boa pedida é a Chopper Road 150.

A pequena ocupa o espaço deixado pela Suzuki Intruder 125 e herda componentes do modelo aposentado em 2016. Agrada pelo estilo clássico (com direito a farol redondo e tanque em formato de gota) com um toque de modernidade e também pelo desempenho do motor. Suave, ele entrega 11,27 cv de potência. E também é uma moto indicada para baixinhos! Afinal, seu banco está a apenas 74 cm do chão.



5 – Fazer 250, uma street quase esportiva
Não podemos concluir esta lista de melhores motos para iniciantes sem citar uma 250. Tradicionalmente, motos desta categoria são uma boa pedida pois equilibram potência e economia, encaram rodovias com tranquilidade e até possibilitam aventuras mais longas. Ou mais rápidas.

As duas opções mais tradicionais são a CB 250 Twister a Fazer 250. E nós ficamos com a segunda pelo seu leve toque de esportividade, reforçado pelo visual, lanterna e farol em LED, guidão mais baixo e pedaleiras recuadas. E, tal qual a Honda, é econômica e tem mecânica confiável.

FONTE: MOTONLINE



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo