Postado em segunda-feira, 18 de outubro de 2021
às 22:10
ANA aprova plano para recuperação de Furnas
Além de Furnas, outros oito reservatórios fazem parte do plano de recuperação.
Da Redação
A Agência Nacional de Águas (ANA) aprovou um Plano de Contingência para recuperação de reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). O Lago de Furnas está na relação de reservatórios a serem recuperados juntamente com o de Mascarenhas de Moraes e outros sete reservatórios.
A previsão do operador nacional de sistema (ONS) é que Furnas atinja no final de novembro 3% do seu volume. Por isso, a ANA propõe medidas especiais para a represa até abril de 2022.
A vazão média deve ficar em 300 metros por segundo, porém a ANA ainda prepara uma resolução para definir o volume útil do lago, em termos percentuais, a ser atingido por Furnas para que as medidas sejam suspensas.
O Plano de Contingência, segundo a ANA, indica medidas adicionais de operação a serem adotadas no período úmido 2021-2022, de dezembro de 2021 a abril de 2022, para promover o reenchimento. “O objetivo é mitigar os efeitos da situação de escassez hidroenergética em 2021, que tem provocado a redução significativa dos níveis dos reservatórios, de forma a aumentar a segurança hídrica e garantir os usos múltiplos da água em 2022 e nos anos seguintes”, explica.
Foto: Reprodução/TV Integração
COMENTÁRIOS