Postado em domingo, 6 de novembro de 2022
às 22:10
Câmara aprova moção de repúdio contra fala de vereador
O parlamentar Guinho pediu desculpas pela sua fala em um vídeo divulgado após as eleições.
Da Redação
Um vídeo, divulgado por um vereador de Alfenas logo após o resultado da eleição presidencial, gerou polêmica na semana passada e culminou com uma moção de repúdio, aprovada pela Câmara Municipal.
Em um vídeo, que viralizou em grupos de whatsapp, o vereador Vagner Morais (Guinho/PT) fez declarações que podem ser classificadas como incitação à violência. “A favela vai subir e o pau vai moer cambada de vagabundo (...) a próxima vez que vocês forem para rua, vocês vão apanhar”, diz na gravação.
A mensagem é direcionada a adversários políticos e teria sido gravada pelo parlamentar logo após a divulgação do resultado do 2º turno. Nas imagens aparecem pessoas em via pública comemorando a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Guinho não aparece na imagem, mas se identifica como sendo o autor.
O vídeo ganhou repercussão em grupos de whatsapp no dia seguinte a eleição presidencial. O candidato a prefeito na eleição de 2020 Amadeu Peloso, na época pelo PDT, é citado no vídeo.
No mesmo dia, ainda no período de recesso, a Câmara Municipal publicou nas redes sociais uma nota de esclarecimento, afirmando que as ameaçadas a um grupo político retrata o comportamento de apenas um vereador e não da Câmara Municipal. “Os vereadores e vereadoras ressaltam que não compactuam com nenhuma forma de violência e respeitam e zelam pela democracia em nosso país”, diz.
Na sessão legislativa da última quinta-feira, dia 3, a Câmara Municipal aprovou uma moção de repúdio a fala do vereador. Vários parlamentares criticaram a postura de Guinho de gravar o vídeo com falas ofensivas a adversários políticos.
Guinho usou a tribuna para pedir desculpas pelo teor do vídeo, dizendo que a fala foi em um momento de emoção. Chegou a pedir desculpas diretamente a Amadeu Peloso, citado na gravação.
Histórico de polêmicas
O parlamentar, que está em seu quinto mandato, já se envolveu em várias polêmicas ao longo de sua trajetória na Câmara Municipal. Algumas delas com repercussão nacional como em 2018 ao criticar a atuação de uma policial militar de São Paulo, que matou um ladrão, durante uma tentativa de assalto, em frente uma escola.
A fala do vereador, motivada por uma homenagem do então governador de São Paulo, Márcio França (PSB), a policial, foi durante uma sessão legislativa na Câmara Municipal de Alfenas. O caso ganhou repercussão nacional.
COMENTÁRIOS