Postado em domingo, 19 de setembro de 2021
às 12:12
Em forma de soneto, livro é lançado por estudante da Unifal
O texto rimado do livro é reunido em 110 páginas e descreve o percurso do personagem João Silva.
Da Redação
Se você pudesse deixar um legado para posteridade, qual tipo de história você construiria para ser lembrado? João Silva é um cidadão baiano que na busca por reconhecimento, deixa sua cidade e família para construir sua história no sul do país. A fim de realizar seu sonho de se ver representado, porém, João Silva enfrenta muitos desafios. Essa é a sinopse da obra literária “João Silva dos Grandes Contos” que acaba de ser lançada por Adolfo Mattos, aluno do curso de Letras da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).
Escrito em forma de soneto, o texto rimado do livro de 110 páginas descreve todo o percurso do personagem João Silva, o qual vai recebendo outros sobrenomes na medida em que avança pelos lugares onde passa, ao mesmo tempo em que busca sobreviver e não abandonar a vontade de mudar a comunidade que o rodeia.
“A ideia do livro é um misto entre ‘Grande Sertão: Veredas’ e ‘Ana Terra’, dois livros maravilhosos da literatura brasileira”, conta o autor. “O nome principal é que, mesmo que João Silva faça grandes feitos, ele ainda é um João Silva, ou seja, um qualquer. No livro, o nome João Silva vai receber vários sobrenomes: João Silva de Figueira, João Silva Furtivo, João Silva das Ideias Falhadas, e assim vai”, acrescenta.
De acordo com Adolfo Mattos, a ideia para o livro nasceu há cerca de 11 anos, mas a dificuldade de organizar os dizeres acabou adiando seu sonho, o qual só foi possível realizar quando ingressou no curso de Letras da Universidade. “Este livro começou quando eu tinha 17 anos, mas sempre houve uma dificuldade em conseguir estruturar o livro, conseguir contar a história. Então, enquanto estava fazendo meu mestrado em Ciências Ambientais na Unifal, ingressei no curso de Letras com o objetivo de conseguir destravar e ganhar as habilidades para conseguir escrever”, relata.
Adolfo Mattos viu seu sonho ficar mais próximo de se tornar realidade durante a pandemia. “Foi durante a pandemia que a maior parte do livro foi escrita, eu diria que uns 50% dele, com a ajuda dos professores da Letras, em especial, Marcos de Carvalho e Flaviane Carvalho”, revela.
O livro foi publicado pela editora Ases da Literatura no final do mês de agosto e o autor revela como se sente ao vê-lo chegar até o leitor. “A sensação é como a de dar à luz a um filho. É um misto de admiração e de medo, quando ele sai de você e pertence ao mundo, você não tem mais controle sobre ele”, compartilha o autor, que diz já ter outros esboços em mentes. “No próximo ou outro ano teremos mais títulos, com certeza”, conclui.
Confira trecho da obra:
João Silva dos Grandes Contos
A história que aqui vos conto
Fornece um pequeno contraponto
Pois poucos com H escreveriam
Uma estória que nunca ouviriam
Regras gramaticais que se prezem separam
Os contos com H, que devem ser fatos,
E aqueles que pouco aos letrados afetaram
Com E, de esquecidos, serão retratados
Que importância então teriam
De João Silva os grandes feitos
Se sobre eles não recaíam
As regras e os seus efeitos?
Então levemente desapareceriam
Como brisa no ar rarefeito.
Quem se interessar em adquirir a versão física poderá encontrá-la nos principais sites de venda de livros na internet (Estante Virtual, Amazon, Submarino, Carrefour, Magazine Luiza, Americanas etc.). Em breve, o título também contará com versão e-book na Amazon.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Professor da Unifal e jornalista lançam livro sobre Kant
- Professor da Unifal tem livro didático aprovado pelo MEC
- E-book reúne coletânea de artigos sobre temas relacionados a educação
- Livro retrata continente africano e região que abrange o Mediterrâneo
- Livro aborda temas como revisionismo e negacionismo
COMENTÁRIOS