Postado em quinta-feira, 19 de agosto de 2021 às 01:01

Professor da Unifal tem livro didático aprovado pelo MEC

Obra foi uma das aprovadas pelo PNLD para a área de ciências humanas no ensino médio.


 Da Redação

Uma obra inédita para o ensino médio brasileiro, que articula conhecimentos de Ciências Humanas e Matemática, de autoria de Elias Evangelista Gomes, sociólogo e professor do curso de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), foi aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, vinculado ao Ministério da Educação.

Lançado em 2020 pela editora Palavras, de São Paulo/SP, “Palavras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática” foi desenvolvido em coautoria com Juliana Facanali, Patrícia Futurado, Eliane Pereira, professoras de Matemática e Ciências Humanas, com a proposta de oferecer textos de contextualização, atividades de reflexão, desafios, pesquisas, sínteses e sugestões de leituras e de acesso a audiovisuais para o ensino médio brasileiro.

 


“Nunca antes na história do país, foi distribuído um livro didático com essas características de diálogos disciplinares para as escolas públicas de todo o Brasil”, conta o professor Elias. Segundo ele, a obra foi submetida no Edital Objeto 2 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 do Ministério da Educação, tendo sido aprovada por comissão de especialistas brasileiros. Com a aprovação, serão enviados para as escolas, dois volumes: um com o Manual do Professor e um para o estudante.

Conforme o autor, o desenvolvimento do livro partiu de metodologias ativas e da valorização de cada disciplina escolar como a Filosofia, a Geografia, a História, a Matemática e a Sociologia, numa proposta de trabalhar conteúdos que são dos interesses dos jovens e ao mesmo tempo importantes na construção da cidadania e do pensamento crítico, criativo e científico.

 

 


Ao longo de 252 páginas divididas em quatro unidades e oito capítulos, professores e estudantes das escolas públicas poderão percorrer temáticas como “Cenário Socioeconômico”, “O mundo do trabalho”, “Estado e representação política” e “O lugar da educação”.

Em “Cenário Socioeconômico”, os autores refletem sobre a economia brasileira e as desigualdades; para então discutir as relações de trabalho, o empreendedorismo e a precarização na unidade intitulada “O mundo do trabalho”. Sistemas políticos, participação e internet, opinião pública e representatividade são os assuntos abordados em “Estado e representação política”. Na sequência, os autores falam sobre o censo escolar, o direito à educação, o financiamento e as ações afirmativas na unidade “O lugar da educação”.

Para o professor, que se diz muito feliz pela possibilidade de o trabalho chegar até as escolas, o material didático pode contribuir significativamente para as áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas. “Imagino que se, nas décadas anteriores, tivéssemos acesso a um material didático em diálogo como esse, as experiências escolares de muitas pessoas de Humanas e Exatas teriam sido muito mais significativas”, comenta. “Este livro é um sonho que se torna realidade, uma realização como educador e sociólogo poder contribuir para o desenvolvimento da educação básica no país e honrar a educação pública que me trouxe até aqui”, finaliza.

O livro pode ser acessado integralmente pela Calaméo, ferramenta web de acesso gratuita a publicações on-line e interativas. Confira no link: https://en.calameo.com/read/00568978436b7e178b5e8

 



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