Postado em sábado, 28 de agosto de 2021
às 17:05
Câmeras da GM auxiliam na identificação de descarte irregular de lixo
Irregularidade pode gerar multa de quase R$ 5 mil para quem for flagrado.
Da Redação
O descarte irregular de resíduos em Alfenas tem sido alvo da fiscalização. As câmeras OCR, operadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), é uma das ferramentas na identificação de infratores e coibição desse tipo de irregularidade contra o meio ambiente.
No decorrer deste mês a parceria entre o sistema de fiscalização e o sistema de monitoramento da cidade rendeu a identificação de veículos usados para descarte. O flagrante pode levar a prisão e multa de 1.250 UFEMG em caso de pessoa física, que equivale a R$ 4.925,00
O secretário municipal do Meio Ambiente, Dionizio José da Silva, destaca a importância do descarte adequado: “O acúmulo de lixo descartado de forma incorreta, é foco para a contaminação da dengue. Com isso corremos o risco de ter uma epidemia de dengue no munícipio. Sem contar as queimadas realizadas nos locais em que o lixo está descartado”, acrescenta Dionizio.
As câmeras do sistema OCR reconhecem placas de veículos produtos de crime (furto, roubo, clonagem) ou envolvido em qualquer tipo de delito em rastreamentos pelas forças de segurança.
O sistema de segurança foi implantado em Alfenas no ano de 2017, e tem sido decisivo em ações policiais com prisões, apreensões e diminuindo 80% a violência na cidade, segundo a Prefeitura.
A fiscalização de descarte irregular dos resíduos orgânicos ou inorgânicos tem sido feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras, Polícia Militar do Meio Ambiente e Guarda Municipal. As fiscalizações também estão sendo realizadas pelo fiscal de limpeza pública, Sérgio Martins de Oliveira, que faz rondas por toda a cidade, fotografando os descartes irregulares.
COMENTÁRIOS