Postado em domingo, 22 de agosto de 2021 às 19:07
Atualizada em terça-feira, 24 de agosto de 2021 às 11:37

Projeto Redescobrir realiza homenagem a Fumanchu na Semana do Folclore

Nos Trilhos das Minas Gerais realiza ações de resgate e valorização de nossos Patrimônios Culturais.


 Da Redação

Na segunda-feira, 23 de agosto, foi a estreia do áudio visual “Catira do Fumanchu”, que faz parte do projeto musical “Nos Trilhos das Minas Gerais”, para celebrar e valorizar a Semana do Folclore Nacional. O clipe musical poderá ser acompanhado ao final desta página a partir do horário da estreia.

O clipe é um compilado de imagens de apresentações musicais do Projeto Redescobrir que aconteceram de 2017 a 2019, anteriores ao período de pandemia e, também o registro visual histórico realizado por João Bosco Azevedo, quando Fumanchu residia no Lar São Vicente de Paulo.

Na Semana do Folclore de 2021 ainda teremos na sexta-feira, 27 de agosto, o lançamento do projeto “Nos Trilhos das Minas Gerais”, projeto este que tem o caráter de divulgar a diversidade e riqueza da cultura do Sul de Minas, com clipes áudio visuais e temáticas que envolvem todo este sagrado universo do nosso folclore e cultura popular. “Neste ano ainda faremos homenagem a Waldir de Luna Carneiro, com a canção Campina Brava, que estará na trilha musical do longa-metragem, “O Zebuzeiro, Direção Bruno de Souza”, cita Leandro de Souza.

Esta ação promovida pelo Projeto Redescobrir, coordenado pelo musico e historiador Leandro de Souza, “Leandelirio”, é referente ao recurso obtido no final do ano acerca da Lei Federal 14.017, de 29 de Junho de 2020, intitulada Lei Aldir Blanc. O projeto foi contemplado na categoria A do edital municipal e após o período de Pandemia será realizado uma ação cultural, a terceira edição do evento “A Arte do Povo”. Este evento tem viés educacional, cultural e de resgate ao patrimônio material e imaterial de nossa cidade e região.

Sobre Fumanchu

Fumanchu foi uma daquelas figuras marcantes no imaginário folclórico da sociedade alfenense, segundo as informações obtidas no blog “Alfenas Coisa Nossa”, por Milton Kennedy: “Geraldo da Silva, o Fumanchu, vivia sempre na Praça Getúlio Vargas anunciando (com um cone de cartolina) os filmes que estavam em cartaz no saudoso Cine Alfenas. Apesar de ser uma figura bem popular da cidade é difícil encontrar informações sobre o ele”.

Fumanchu sempre é lembrado pelo alfenense Clóvis Pereira, escritor, que fez uma homenagem a figura folclórica publicando uma foto dele na Praça Getúlio Vargas na contra capa de uma de suas obras literárias. Segundo as informações que consta blog “Alfenas é Coisa Nossa”, Fumanchu nos deixou no dia 21 de fevereiro de 2012, aos 86 anos.

Sobre o Projeto Redescobrir

O Projeto Redescobrir atua em parceria com diversas entidades de instituições públicas e privadas ofertando-lhes vivência e conhecimento interdisciplinar. As principais linhas de estudo e prática do projeto estão direcionadas a Educação/Arte musical e ao resgate e valorização dos nossos patrimônios e da nossa história social.

>>Para conhecer mais sobre o projeto acesse aqui 

>>Para acompanhar o áudio-visual clique aqui

>>Baixe o projeto Nos Trilhos das Minas Gerais faça seu pré-save 

>>Acesse e conheça o blog Alfenas Coisa Nossa



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo