Postado em quinta-feira, 24 de junho de 2021
às 07:07
Advogada com experiência internacional em sistema financeiro e direitos humanos cumpre agenda em Alfenas
Rizzia Froes tem proposto ações de informativas e caminhos para diminuir os conflitos estruturais no país.
Da Redação
A advogada mineira Rizzia Froes participa de uma agenda social e política em Alfenas nesta semana. Ela, que tem mais de 15 anos de experiência internacional em sistema financeiro e Organizações Não Governamentais de direitos humanos, desenvolve ações informativas sobre direito e caminhos de acesso à igualdade social, saúde infantil, sobretudo melhorias para mulheres em políticas públicas e projetos contra a violência doméstica.
Rizzia atua por meio de diálogo e projetos, com parcerias nacionais e estrangeiras. Na programação de Rizzia na cidade há visita a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reunião com o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho), comunidades e ONGs.
Com experiência em crimes contra o sistema financeiro e a ordem pública internacionalmente, a advogada é atenta e sensível à realidade social brasileira. Em 2020, durante a atual pandemia, ela criou uma roda de discussões sobre temas, com mais de 40 convidados para discutir assuntos importantes tais como: racismo, empoderamento feminino, violência doméstica, intolerância religiosa, a evolução dos direitos LGBTQIA+, direitos humanos, mulheres na política e muitos outros.
Mineira de Belo Horizonte, Rizzia tem mestrado em Direito Internacional pela Fordham Law School, em Nova Iorque. Aos 21 anos ganhou uma bolsa para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e, em 2005, se mudou para Nova Iorque. Apesar de viver nos Estados Unidos, a advogada tem contato frequente com políticos, líderes religiosos, ativistas sociais e artistas - criando assim um grupo potente sempre disponível ao debate.
"Tive a oportunidade de trabalhar em várias instituições financeiras, escritórios internacionais e empresas do terceiro setor. Conquistei uma rede de relacionamentos bastante atuante com consciência social. Sei que quando nos juntamos aos bons você fica melhor e com esse pensamento. Graças a essas pessoas conheço vários grupos, acredito que cada pessoa que entra na sua vida traz historias e experiências de vida que valem a pena ser trocadas", conta.
No YouTube
Durante a pandemia, a profissional realizou diversas entrevistas para o seu canal no YouTube. Em agosto de 2020, entrevistou, com exclusividade, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. Na ocasião, ao comentar sobre as sessões virtuais do STF, o ministro revelou que alguns casos são de suma importância que sejam realizados de forma presencial e citou, em primeira mão, que gostaria de participar do julgamento do ex-presidente Lula e a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá.
"Tem um caso, do qual eu pedi vista e vou antecipar aqui, é o caso do ex-presidente Lula e a suspeição do juiz Moro nesse processo. Eu tenho dito que gostaria de julgá-lo numa sessão presencial", antecipou. Na entrevista, Gilmar Mendes também falou sobre carreira, expectativas com a nova presidência do STF, crise na pandemia, os protestos de fechamento da corte, entre outros assuntos.
Rizzia Froes atuou como representante da aliança mundial de uma das maiores organizações não governamentais do mundo, a "YMCA", nas Nações Unidas, e também recrutadora de estudantes para intercâmbios nas YMCAs espalhadas pelo mundo. Em sua atividade há a preocupação em contribuir para uma sociedade mais justa para todos.
"A principal inspiração do meu trabalho são as pessoas. Acredito que na advocacia, com acesso às leis e a resoluções de conflitos, é possível tentar amenizar a dor do outro. Precisamos identificar os nossos privilégios e por meio disso favorecer aqueles que, também são cidadãos, mas não têm as mesmas oportunidades. Vivemos em um país extremamente desigual, seja financeiramente, socialmente, e as pessoas podem buscar um pouco dessa igualdade com as suas próprias ações", avalia Rizzia Froes.
Há muitos anos a advogada é ativista pelos direitos das mulheres, pelas causas sociais. É voluntária e uma das diretoras da SOS EB Kids, com sede em NY, uma ONG que assiste 70 crianças com Epidermólise Bolhosa no Brasil.
Quebra de barreiras
Um dos principais desafios e inspirações atualmente para a advogada é aproximar as pessoas por meio da linguagem jurídica ao explicar com clareza e proporcionar mais melhoria na vida dos que precisam.
"Sem duvida nenhuma, posso dizer que além da capacidade técnica e da experiência que carrego, eu sempre me coloco no lugar dos outros. O direito ainda é extremamente elitista e acredito que a conversa direta, com palavras comuns, tem o poder de atingir as pessoas. Quem nunca foi em um advogado e saiu de lá sem entender os próximos passos? Isso é muito comum e eu luto com todas as forças para que isso não aconteça. Além, é claro, de sempre resolver os problemas de maneira clara e eficiente. Mas, acima de todas as particularidades, eu apontaria a empatia ao ser humano como minha principal característica", destaca.
COMENTÁRIOS