Postado em segunda-feira, 3 de maio de 2021
às 14:02
Procon Regional de Alfenas deve reunir oito cidades
Órgão regional deve favorecer consumidores da região na relação com o comércio.
Alessandro Emergente
Alfenas e outras sete prefeituras da região se organizam para implantação de um Procon Regional. O novo órgão, com ampliação da sua área de atuação, deve favorecer consumidores que buscam serviços e produtos em Alfenas, referência comercial na região.
Um protocolo de intenções já foi assinado e contém adesão de oito cidades, entre elas Alfenas que será a sede do Procon Regional. Também aderiram ao documento as prefeituras de Fama, Divisa Nova, Alterosa, Areado, Campo do Meio, Paraguaçu e Serrania.
Para que haja a formalização da adesão é preciso que os governos locais consigam autorização legislativa nas câmaras municipais. De acordo com o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), além de Alfenas, Fama e Divisa Nova estão avançadas nesse processo para formalização da adesão ao Procon Regional.
Cada prefeitura assumirá parte dos custos operacionais do órgão regional e, por isso, é preciso haver autorização legislativa e previsão de recursos orçamentários.
A ideia é que seja realizadas ações itinerantes de atendimento nas cidades da região, além de campanhas de conscientização. A ampliação na estrutura do órgão está em estudo, segundo o prefeito de Alfenas. Além de veículo será necessário estruturar a área de recursos humanos.
“Quase 80% do que o município vende, é para a região. Por isso a importância da defesa regional para o consumidor", comentou o prefeito de Alfenas ao anunciar o órgão regional juntamente com outras prefeituras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Procon passa a funcionar como órgão regional
- Coordenador do Procon pede aprovação da regionalização do órgão
COMENTÁRIOS