Postado em quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 às 15:03

Clube, derrotado pelo Chapadão na final de 2014, conquista acesso a 1ª divisão

O Athletic Clube, de São João del-Rei, conquistou acesso a 1ª divisão do Campeonato Mineiro de 2021.


Alessandro Emergente

Há seis anos o Chapadão sagrava-se campeão da Copa Record de Futebol Amador. O título veio com uma vitória convincente, por 3 a 0, contra o Athletic Club, de São João del-Rei, diante da torcida alfenense no Estádio Francisco Leite Vilela (Campo do América). 

O Athletic, clube centenário, retornou ao futebol profissional em 2018, quando disputou a segundona do Campeonato Mineiro (equivale a 3ª divisão) e conquistou o acesso para o Módulo II (equivale a 2ª divisão). Esse ano foi o vice-campeão do Módulo II e, com isso, vai disputar a 1ª divisão do futebol mineiro em 2021.

O acesso veio no último sábado em Betim ao segurar um empate em zero a zero com a equipe da casa. A outra vaga já havia sido garantida antecipadamente pelo Pouso Alegre que, também no sábado, conquistou o título do Módulo II com um empate, em 1 a 1, diante do Nacional, de Muriaé.

Há seis anos

Na tarde de 8 de junho de 2014, o Chapadão não teve dificuldade para dominar e vencer, por 3 a 0, o Athletic Club. A equipe de Alfenas já havia vencido o primeiro confronto, por 2 a 1, em São João del-Rei.

Em 2014, o Chapadão foi campeão ao vencer a equipe do Athletic que, em 2021, disputará a primeira divisão do campeonato mineiro enfrentando Atlético, Cruzeiro e América  (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)


O Chapadão vivia o seu momento de auge e, no ano seguinte, foi bicampeão da Copa Sul Mineira de Futebol Amador ao empatar, fora de casa, contra o Campo do Meio. A competição, na sua 14ª edição, não levou o nome da Record, que patrocinou a competição no ano anterior.

Clube centenário

Antes de retornar ao profissional, o Athletic Club – que tem 111 anos – havia disputado a edição do campeonato mineiro de 1970. Em 2021 será a segunda participação do Athletic na elite do Mineiro. A de 1970 foi quando a Federação Mineira de Futebo dissolveu as divisões inferiores e fez um campeonato com 28 clubes, muitos deles convidados.

Uma curiosidade, revelada pelo jornal O Tempo, é que o meia-atacante Thiago Galhardo, artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo Internacional, com 15 gols, é cria da base do Athletic. Galhardo é natural de São João del Rei. Ele também atuou pelo Figueirense, outra equipe de São João del Rei. 

O atleta colorado começou no Bangu, passou pelo Botafogo, rodou por diversos clubes, inclusive no Japão. Depois de se destacar pelo Ceará, no ano passado, acabou contratado pelo Inter. No mês passado, foi convocado por Tite para a seleção brasileira.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo