Postado em sábado, 12 de abril de 2008
Evento Beneficente: Músicas, danças e coral são atrações no Teatro Municipal neste sábado
Quem procura lazer e descontração na noite deste sábado e ainda quer pagar pouco, uma boa opção é prestigiar o Recital Beneficente, promovido pela Fundação São Francisco de Assis de Proteção dos Animais. O evento, que terá início às 20h, no Teatro Municipal, será apresentado por Edvaldo Borges, da Cia.de Teatro Palco-Artero, e terá entre as atrações a apresentação da banda Inconfidência Mineira.
Alunas de dança da Academia Corporis também estarão se apresentando no local, que terá ainda show com Bianca Romano, interpretando Marilyn Monroe.
As atrações culturais continuam com a apresentação de violão clássico e erudito, por Mario Garcia e violão e canto por Zezinho da viola. O ator Rodrigo Mikelino, do grupo de teatro Arte e Talento, fará um número de dança.
Em seguida, haverá apresentação da Academia Passo Livre, com coreografia de Kátia Castilho Leite. O encerramento do Recital Beneficente será feito pelo Coral Santa Cecília, com regência da maestrina Maria Esther Rosa.
Todos os artistas são voluntários do evento. O ingresso custa R$5 e a renda será em prol da construção do abrigo para os animais. Os Organizadores e voluntários fazem questão de ressaltar que o objetivo é construir um abrigo para os animais “e não um canil”.
Fundação São Franciso
A Fundação São Francisco de Assis de Proteção dos Animais existe desde 2002. Fundada por Natália Duarte e Andréa Duarte – mãe e filha- , tem como principal meta garantir os direitos dos animais. A Ong (Organização Não Governamental) sobrevive basicamente da ajuda de voluntários e da venda de artesanatos, feito pelas fundadoras.
O trabalho incansável de Natalia e Andréa tem amenizado o sofrimento de cães e outros animais em Alfenas. Mesmo em dias ensolarados ou chuvosos é comum encontrá-las pelas ruas da cidade com sacolas cheias de ração e outros produtos para animais. Até uma página no Orkut (Defensor dos animais de Alfenas) foi criada para debater a questão dos animais no município.
No mês de fevereiro, tentaram, sem sucesso, assumir a direção do canil municipal, mas não tiveram apoio da Prefeitura.
Recentemente, elas criaram, na Feira-Livre domingo, um local para as pessoas fazerem denúncias de maltrato contra animais.
O “ponto de denúncia” , como se refere Andréa, é um espaço com cadeiras e mesas na feira onde a população pode denunciar maus tratos contra animais. “Não é necessário se identificar”, ressalta.
Segundo Andréa, em oito domingos que estiveram na feira, a Fundação São Francisco recebeu 80 denúncias de maus tratos contra animais, a maioria em quintais de residência. Ela conta que em todos os endereços citados pelos denunciantes havia maltrato contra animais, “mas o problema foi resolvido”.
De acordo com Andréa, uitas vezes os animais são maltratados por falta de informação do proprietário. Ela lembra um caso em que a proprietária de um cão amarrou o animal com um pedaço curto de arame. “O cachorro ficava o tempo todo em pé, não tinha como deitar”, disse Andréa, que resolveu o problema após um contato com a proprietária. “Casos em que não há um acordo, a Fundação São Francisco faz uma denúncia na justiça”. Destaca.
COMENTÁRIOS