Postado em segunda-feira, 3 de agosto de 2020
às 20:08
Cabines de ventilação produzidas na Unifal ajudam no tratamento de pacientes
Equipamento auxilia equipe médica no tratamento da Covid-19 e reduz a possibilidade de contaminação da equipe.
Da Redação
Os sistemas de Ventilação Não Invasiva (VNI) têm sido uma das opções para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Penando nisso, pesquisadores da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) trabalham na produção do equipamento. O sistema envolve o paciente para proteção da equipe médica, que atua na linha de frente contra a doença.
A Unifal disponibilizou duas cabines para uso no Hospital Santa Casa, referência regional em tratamento da Covid-19. A Universidade pretende produzir pelo menos 50 unidades.
A estrutura é feita de PVC e vinil, com aberturas laterais em zíper para que o profissional possa manusear o equipamento sem ter contato com a pessoa infectada. Uma exaustão com filtro bacteriológico permite que o ar seja filtrado.
“O uso da ventilação não invasiva auxilia alguns pacientes a não precisar de ventilação mecânica. Inclusive dois pacientes já foram auxiliados. Isso mostra que pequenas ações já ajudam bastante”, disse o direto clínico da Santa Casa de Alfenas, Carlos Marcelo de Barros, em entrevista à EPTV.
O protótipo da cabine, a qual consiste em uma estrutura protetora de formato retangular, coberta por plástico transparente, foi criado pelo Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas (Instituto Transire), em parceria com o grupo de assistência médica Samel, de Manaus.
De acordo com Eduardo Tonon de Almeida, professor do Instituto de Química da Unifal, o sistema de filtragem da cabine foi feito com uma impressora 3D. “O filtro é feito com um cooler, ou seja, com aquele ventilador que fica dentro das fontes de computador. Nós pegamos esse ventilador e modelamos, num software de modelagem computacional, peças que se encaixam nele, a fim de inserir o cooler na cabine, uma vez que ainda não existe peça disponível capaz de realizar esse encaixe”, explicou.
COMENTÁRIOS