Postado em terça-feira, 28 de julho de 2020 às 20:08

Morador de Alfenas é selecionado como consultor da Unesco

Guilherme Abraão foi um dos quatro consultores selecionados para atuação em cerca de 260 cidades.


 Da Redação

Guilherme Abraão, ex-superintendente de Cultura de Alfenas e atual integrante do Conselho Estadual de Política Cultura (Consec), foi selecionado como um dos consultores da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ele vai acompanhar as ações dos municípios e produzir relatórios técnicos para auxiliar na construção da política nacional de juventude.

Abraão é um dos quatro consultores selecionados pela Unesco para atuar em Minas Gerais – no Brasil são 54 consultores. Ele ficará responsável por atender cerca de 260 cidades. Os consultores contratados pela Unesco vão auxiliar nas etapas da 4ª Conferência Nacional de Juventude.

Sensibilizar o poder público

O consultor também terá como atribuição sensibilizar as prefeituras para importância da temática “juventude” na gestão municipal. Diz que já identificou que parte das prefeituras não possuem departamentos ou gestores voltados para elaboração de políticas públicas para juventudes.

Entre as exigências para seleção dos consultores estava a experiência em atividades que envolvam integração de políticas públicas ou articulação da sociedade civil na temática da juventude. Abraão foi superintendente municipal de Cultura em Alfenas e, no ano passado, foi eleito para integrar o Consec. O mandato é válido durante o biênio 2019/2020. 

Abraão foi um dos quatro consultores selecionados para atuaçao em Minas Gerais (Foto: Divulgação)


Outro fator determinante para que fosse selecionado pela Unesco é a sua participação num grupo de estudos sobre juventude na Unifal (Universidade Federal de Alfenas), onde cursa Ciências Sociais. No grupo, Abraão tem pesquisado os coletivos estudantis da Unifal e as ocupações secundárias de 2016. O grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Luís Antônio Groppo, autor do livro “Introdução à Sociologia da Juventude”, lançado em 2017. 

Abraão, que também é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, diz que é fundamental estar atento ao site da Unesco, que com frequência publica editais para seleção de profissionais.

Sobre a Unesco

A Unesco é a agência das Nações Unidas que atua nas áreas de Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. No Brasil, a Unesco foi estabelecida em 1964 com início das atividades em 1972. A defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social estão entre as prioridades da organização.

No Brasil, o órgão desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com as três esferas governamentais, a sociedade civil e a iniciativa privada, e, também, auxilia na formulação de políticas públicas de acordo com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.