Postado em sábado, 1 de agosto de 2020 às 06:06

Ervas E Os Seus Incríveis Benefícios Para A Saúde

As ervas fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas e trazem inúmeros benefícios para a saúde e para o ambiente. Em uma alimentação saudável as ervas devem estar presentes, pode ser através do chá, suco, salada ou tempero. O importante é que as


 As Ervas E Os Seus Benefícios
1. Coentro
O coentro é uma é erva muito conhecida e aromática, com folhas verdes que trazem um sabor fresco e quase cítrico, único ao paladar sem precisar da adição de sal marinho ou outros temperos.

Um dos motivos para essa planta ser considerada indispensável na alimentação saudável, é pela sua versatilidade tanto na culinária quando em suas propriedades de tratamento.

Quando o coentro floresce, produz sementes que intensificam o seu sabor, assim podemos usar tanto as sementes quanto todo o coentro, e aproveitar os benefícios que ele traz para o seu organismo.

Funções Nutricionais
O coentro é rico em fitonutrientes, flavonóides e compostos fenólicos. Como a Vitamina A, Vitamina K, Folato, Potássio, Vitamina E, Vitamina C.

Ele também é baixo em gorduras saturadas e colesterol, já o seu valor calórico é quase inexistente. O coentro também é uma ótima fonte de fibras dietéticas. O Cálcio, Ferro e Magnésio estão presentes nessa planta.

Apenas um copo (1/4) de coentro fresco fornece ao seu corpo 16% do valor diário recomendado de vitamina K (1).

Em algumas partes da Europa ele é considerado uma planta anti-diabética, estudos dizem que ele auxilia na diminuição do colesterol, em diminuir a pressão arterial e melhorar a função cardiovascular, entre outros benefícios.

Livra O Organismo Dos Metais Pesados
O arsênio, o cádmio, o alumínio, o chumbo e o mercúrio podem instalar-se no seu corpo; desenvolvendo doenças cardíacas, desequilíbrios hormonais, problemas neurológicos, infertilidade e muitas outros problemas.

O coentro serve para unir esses metais tóxicos e ‘separá-los’ no seu organismo para facilitar a sua eliminação, e assim desintoxicando o organismo.

Um estudo internacional concluiu que ele protege significativamente contra o estresse oxidativo induzido pelo chumbo, ainda outro estudo comprovou que o coentro realmente acelera a remoção de metais pesados do corpo (2, 3).

Estudos constataram que o coentro pode ajudar a eliminar os metais pesados do organismo após o uso de antibióticos e proteger o corpo de novas infecções. Por isso ele é ótimo para ser usado durante o detox.

Protege Contra O Estresse Oxidativo
O estresse oxidativo é ligado a uma ampla gama de doenças degenerativas, incluindo alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, artrite, doença de Alzheimer, degeneração macular e muitas outras.

As propriedades oxidantes do coentro, que em parte são devido à quercetina flavonóide (4), ajudam a proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres.

De acordo com pesquisas internacionais, são esses efeitos antioxidantes presentes no coentro que protegem o corpo contra o estresse oxidativo (6).

Melhora O Sono E Diminui A Ansiedade
O coentro favorece uma boa noite de sono e acalma os nervos; isso ocorre devido aos seus componentes sedativos naturais.

Por exemplo, um estudo feito por um jornal Indiano, o Indiam Journal of Pharmacology, descobriu que o extrato de coentro produz efeitos semelhantes ao do medicamento popularmente conhecido por combater a ansiedade, o Valium (Diazepam) (7).

Como Usar O Coentro?
Varie a forma de usar o seu coentro como em: shake de gengibre e coentro, em temperos, em molhos, no guacamole e em muitos outros pratos. Diversifique a sua alimentação e faça pratos saborosos e nutritivos.

2. Manjericão
O Manjericão é uma planta aromática conhecida por dar sabor aos pratos, ela faz parte da família de outra planta conhecida, o hortelã.

Mas a sua utilidade vai além de deixar as receitas mais gostosas, ele tem propriedades importantes para a saúde.

Existem mais de 35 variedades de manjericão, e o manjericão-santo é uma das espécies da planta mais procuradas por auxiliar no tratamento de doenças.

Ação Antioxidante
Os seus óleos essenciais voláteis são ricos em antioxidantes que são considerados hidrofóbicos, ou seja, não dissolvem em água; eles também são leves e pequenos o suficiente para viajarem pelo ar e pelos poros para dentro da nossa pele.

Esses óleos também são responsáveis pelo seu aroma incomparável.

Aumento Da Imunidade
Essa erva também é anti-inflamatória, anti-bacteriana e uma poderosa adaptógeno, ou seja, que ajuda o corpo a responder ao estresse, ele também aumenta a imunidade e ajuda a combater inúmeras doenças.

Combate O Câncer
Estudos clínicos afirmam que o manjericão contém fitoquímicos, que podem auxiliar na prevenção do câncer, incluindo a que é induzida por produtos químicos, alterar as expressões dos genes, induzir a apoptose de células cancerígenas (que seria a morte de células nocivas) e impedir a propagação de tumores cancerígenos (9).

Em estudos feitos com animais, o uso do manjericão mostrou ser eficaz em proteger as células e os tecidos normais dos efeitos negativos do tratamento do câncer como a radiação ou a quimioterapia.

Combate A Depressão
O manjericão também pode ser útil em tratamento de pessoas com transtornos mentais ou doenças relacionadas ao humor, incluindo a depressão e a ansiedade.

Isso porque, ele impacta positivamente na função cerebral dentro do córtex adrenal, ajudando a estimular neurotransmissores que regulam os hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e de energia, por isso, algumas pessoa consideram o manjericão um natural e poderoso antidepressivo.

Como Usar O Manjericão?
Você pode usar em muitas receitas como: suco de manjericão e tomates, molhos caseiros de tomate, chás e temperando carnes, por exemplo.

Porém, é recomendado que mulheres grávidas, que amamentam ou que estão tentando engravidar, evitem o seu consumo durante esse período por ele ter efeitos de anti-fertilidade.

3 – Calêndula
A calêndula (Calendula officinalis) é uma planta herbácea e que possui muitas utilidades, que vão desde o uso medicinal ao ornamental.

Essa erva é conhecida pelos benefícios que pode proporcionar interna e externamento no corpo.

Anti-Inflamatória
Possui potentes antioxidantes que são os flavonóides que atuam como anti-inflamatório, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres e compostos pró-inflamatórios como proteína C-reativa e citocinas, por exemplo (10).

Acalma Os Espasmos Musculares
Ela pode ajudar a prevenir e relaxar os espasmos musculares.

De acordo com o estudo realizado pelo Departamento de Ciências Biológicas e Biomédicas no Colégio Médico da Universidade Aga Khan, no Paquistão, existe base científica para o uso tradicional da calêndula em cólicas abdominais e constipação (11)

Diminui As Dores Menstruais
Beber chá de calêndula pode ajudar a induzir o ciclo menstrual, como a diminuir as dores do período menstrual. Além disso, a presença dos flavonóides ajuda a relaxar os músculos e o fluxo sanguíneo; melhorando os sintomas do período menstrual e pré-menstrual.

Como Usar A Calêndula?
Você pode usar a calêndula em saladas, chás e óleos essenciais.

No entanto, o uso do chá por mulheres grávidas, que amamentam ou que desejam engravidar, devem ser evitados pelo perigo de serem abortivas, algumas delas possuem efeito altamente potente pré-menstrual e relaxante muscular.

Assim como as ervas são importantes para a nossa alimentação, a reeducação alimentar também é.

Aprendendo a se alimentar com aquilo que a natureza oferece você cuida melhor da sua saúde e a da sua família.

Sempre consulte o médico para verificar a sua saúde.

Mas não deixe de aproveitar os diversos benefícios das ervas para a saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: DR. Juliano Pimentel

 

 

 

 

 

 

 

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.