Postado em domingo, 26 de janeiro de 2020
às 12:12
Atualizada em terça-feira, 28 de janeiro de 2020
às 14:46
Vacinação com a pentavalente recomeça após autorização do Ministério da Saúde
As unidades da vacina foram liberadas pelo Ministério da Saúde após analisar se foram prejudicadas por uma queda de energia.
Da Redação
Os lotes da vacina pentavalente, que estão em Alfenas, foram avaliados e liberados pelo Ministério da Saúde. Com isso, a vacinação será realizada a partir de segunda-feira em três unidades da cidade.
A informação sobre a liberação dos lotes, que estavam em análise após uma queda de energia elétrica que poderia ter afetado a vacina, foi dada pelo coordenador municipal de Atenção Básica à Saúde, Túlio Lima, em entrevista à EPTV e pode ser conferida no Globoplay.
No último dia 16 houve queda de energia elétrica, o que afetou a central de medicamentos e vacinas de Alfenas. A suspeita era que 3,5 mil unidades haviam sido afetadas, entre elas 290 eram vacinas pentavalente.
Com o risco de perda das vacinas, o Ministério da Saúde avaliou o risco e notificou, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que as doses podem ser utilizadas. Com isso, a vacinação recomeça a partir de segunda-feira (27) em três unidades de saúde: Jardim Primavera, Pinheirinhos e na Central de Vacina. Os atendimentos são das 8h às 17h.
O Ministério da Saúde tem encontrado dificuldades na distribuição dessa vacina. Algumas cidades da região, como São Sebastião do Paraíso, ainda não receberam as doses. Em Alfenas, a pentavalente era aguardada desde setembro e só foi entregue recentemente.
Lima explicou que a vacina é direcionada a crianças até 1 ano e os pais devem levar o cartão de vacinação e do SUS (Sistema Único de Saúde). A vacina pentavalente é indicada para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B.
COMENTÁRIOS