Postado em quarta-feira, 10 de julho de 2019 às 16:04

Morador que registra temperaturas com estação particular vira ´homem do tempo´

Com uma estação meteorológica automática, ele tem nas mãos todas as informações do clima em Maria da Fé.


Os últimos dias têm sido de baixas temperaturas no Sul de Minas e um morador de Maria da Fé (MG) já ficou conhecido como o "Homem do Tempo", de tão fascinado pelo clima gelado. Com uma estação meteorológica automática, ele tem nas mãos todas as informações do clima na cidade.

"Começou por volta de 2006, 2007, tinha um termômetro de mercúrio, que ficava na parede e registrava as temperaturas do município. A partir do que eu comecei a ver e começou a mídia de Maria da Fé ser a cidade mais fria de Minas Gerais, eu fui aperfeiçoando a cada ano que passou esses equipamentos", disse William Siqueira, que também é diretor da secretaria de Turismo.

Maria da Fé fica na Serra da Mantiqueira, a 1,2 mil metros de altitude e por isso registra temperaturas tão baixas. A cidade é considerada uma das cidades mais frias de Minas Gerais.

Geada Maria da Fé é registrada em imagens (Foto: William Siqueira)


Pela cidade, William tem quatro estações fixas, que ficam a pelo menos 10 metros de distância de qualquer obstáculo. Os dados são calculados em um console e a informação é enviada pela internet.

Pelos registros, a menor temperatura do ano até agora foi neste domingo (7): -3ºC. Por volta das 8h ainda tinha geada. A estação meteorológica e as fotos feitas por Wiliiam divulgam o frio de Maria da Fé.

Do turismo à agricultura, os dados calculados no aparelho começaram a ajudar os produtores rurais da região que cultivam azeitona.

"A oliveira, como as outras frutíferas de clima temperado, elas necessitam acumular horas de frio durante o inverno para que haja uma indução floral, então elas só vão produzir flor após acumular essas horas de frio, então daí vem a importância das estações meteorológicas pra gente poder fazer essa medição de quanto está ocorrendo de frio na região", disse o engenheiro agrônomo Pedro Moura.


Fonte: G1



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo