Postado em quarta-feira, 5 de junho de 2019
às 22:10
Jovens lançam documentário sobre juventude em Alfenas
O vídeo, de 13 minutos, faz parte do Projeto Filme de Bairro.
Da Redação
Uma turma de 19 jovens, com idade entre 17 e 28 anos, da cidade de Alfenas concluiu a oficina do Projeto Filme de Bairro. Uma ação da Secretaria Municipal de Juventude e Turismo, em parceria com a Acilago (Associação do Circuito Turístico do Lago de Furnas), dirigida para os jovens de diversos bairros da cidade.
A oficina aconteceu no período de 20 a 23 de maio, das 8 às 16 horas, na Câmara Municipal de Alfenas, com a participação do programa Cidade Escola. O projeto consiste em uma oficina com duração de 30 horas, divididas em quatro dias. Foi realizada em Alfenas, Boa Esperança, Elói Mendes, Fama e Paraguaçu, sendo que cada cidade contou com uma equipe de jovens.
A oficina de audiovisual foi ministrada pelo cineasta Ney Francisco, de Belo Horizonte, e os jovens alunos aprenderam sobre a história do documentário do cinema, a montagem de roteiros, além de técnicas de entrevistas, de luz, som e filmagem.
Oficina
Os jovens alunos foram preparados para se transformarem de espectadores de filmes em produtores de cultura. A oficina pode oferecer técnicas e ferramentas para que elas possam utilizar o audiovisual como meio de expressão cultural de diversas cidades da região.
Ao final, foi produzido um curta metragem de cerca de 13 minutos, o documentário “Alfenas: A capital das Juventudes”. No vídeo, os jovens falam como a cidade de Alfenas comporta e recepciona a juventude. O documentário mostra a cena cultural e as políticas públicas existentes, e de como os jovens ocupam esses espaços, além de desenvolver o conceito e a identidade da juventude local.
O projeto foi finalizado no dia 30 de maio, na cidade e Clube de Elói Mendes, com uma pequena amostra dos filmes produzidos pela oficina realizada nas cidades.
“A importância de desenvolver projetos sociais que alcancem às aspirações de nossa juventude foi muito gratificante e de um valor imensurável, oferecendo-lhes o conhecimento necessário e a capacidade para captar a cidade como ela entende que é essencial, não só para o registro histórico do momento em que vivemos, como também para fazermos, e de como prepararmos a cidade para o futuro”, disse o secretário municipal de Juventude e Turismo, Antônio Veríssimo, conhecido como PC.
COMENTÁRIOS