Postado em sexta-feira, 31 de maio de 2019
às 15:13
Sem renovação de concessão do transporte coletivo, motoristas recebem aviso prévio em Passos
Viação Cisne e prefeitura ainda negociam um possível prolongamento do contrato, que vence em duas semanas.
O contrato de prestação do serviço de transporte público em Passos (MG) vence daqui a duas semanas, mas como não houve ainda uma definição se a Viação Cisne vai continuar prestando o serviço, a empresa deu aviso prévio a todos os motoristas dos ônibus. A medida, segundo a viação, visa evitar prejuízos, caso o contrato não seja renovado.
O contrato do transporte público termina no dia 14 de junho. Ele pode ser prorrogado por mais 15 anos e, nesse caso, os motoristas voltariam a trabalhar normalmente. Mas até agora não foi firmado um acordo entre a empresa e a Prefeitura de Passos para a renovação.
A Viação Cisne reclama do valor repassado pela prefeitura.
“A gente tem, por exemplo, a gratuidade. Mais da metade do que a gente transporta hoje é gratuito. Existe uma concorrência que é de mototáxi, que o tipo de serviço é diferenciado. A gente faz o serviço coletivo, mototáxi é individual. E a demanda nossa diminui, quem anda com a gente, é quem não paga”, afirma o gerente administrativo Adilson Januária da Silva.
Já a prefeitura diz que tem interesse em renovar e contrato e está tentando um acordo com a empresa.
“Existe algumas adequações que têm que ser feitas tanto pela parte da prefeitura quanto pela parte da empresa. Por exemplo, a gratuidade hoje é muito alta, os ônibus deveriam estar já adaptados para deficientes físicos, os pontos de ônibus têm que ser melhorados, têm que ser feitos, construídos”, diz Rossini Lázaro Maia, diretor municipal de transporte público.
Enquanto isso, os motoristas vivem o momento de incerteza. “A gente está muito triste com a história que está acontecendo. Aí tem que esperar e ver o que vai acontecer para a gente ver, tomar providências à frente. Por que agora, como a gente vai fazer? Tem que correr atrás de outro serviço, né?”, diz o motorista Gilberto Donizete de Oliveira.
O gerente administrativo da Viação Cisne informou que mais uma reunião da diretoria da empresa com a prefeitura, para tentar uma solução para o impasse, deve acontecer na próxima segunda-feira.
Fonte: G1
COMENTÁRIOS