Postado em terça-feira, 14 de maio de 2019 às 19:07

Projeto coloca estudantes em contato com profissionais do mercado de trabalho

Iniciativa foi auxiliar os alunos na escolha das profissões e a conhecer a realidade do mercado de trabalho.


Alessandro Emergente

Um dos grandes dilemas dos estudantes de ensino médio é a escolha em relação ao seu futuro profissional. Para ajudá-los nessa decisão, a Escola Estadual Dr. Napoleão Salles criou o projeto “Feira das Profissões”, que envolveu pesquisas sobre o mercado de trabalho, rodas de conversa sobre áreas de atuação e o contato com profissionais de diversos segmentos que atuam no mercado de trabalho.

O projeto foi desenvolvido durante duas semanas. No primeiro momento, os estudantes realizaram pesquisas sobre algumas profissões e, a partir do resultado, trocaram informações sobre a área de atuação, média de remuneração, entre outras informações da atividade profissional.

Várias palestras foram realizadas durante o projeto “Feira de Profissões” (Fotos: Alessandro Emergente e Reprodução/Facebook)

Após conhecer um pouco mais sobre cada profissão, os estudantes tiveram contato com profissionais que atuam no mercado de trabalho. Puderam esclarecer dúvidas e derrubar mitos sobre várias profissões. Foram três dias de palestras com vários profissionais.

A proposta foi trabalhar com alunos dos 2° (s) e 3° (s) anos do ensino médio, fase em que muitos estudantes enfrentam dúvidas sobre qual curso de graduação escolher.

De acordo com a idealizadora do projeto, professora Simone Souza, a ideia inicial era apenas um trote sobre o Dia do Trabalho, mas percebeu a necessidade de ampliar a proposta de maneira interdisciplinar. Com isso, todos os professores do ensino médio se envolveram no projeto auxiliando os estudantes nas pesquisas.

A equipe da Polícia Civil e Sargento Miller, representando o Corpo de Bombeiros (Fotos: Alessandro Emergente)

As ações foram realizadas no período de 29 de abril a 10 de maio. Durante a etapa de palestras com os profissionais, os estudantes puderam conhecer sobre a carreira jurídica, enfermagem, pedagogia, artes, psicologia, odontologia, serviço social, administração de empresas, medicina veterinária, educação física, estética, além de conhecer as carreiras da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

A estudante Maria Fernanda dos Santos Inácio, do 3° ano, considerou o projeto importante por possibilitar informações sobre as carreiras. Ela, que pretende cursar Direito, acredita que a iniciativa a ajudou a ter uma noção teórica maior sobre a área profissional escolhida.

Os estudantes também participaram de um ciclo de palestras que incluiu desde aspectos motivacionais até o tema mercado de trabalho. Para encerrar as atividades, a Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) montou estandes com a apresentação de cursos oferecidos pela universidade. O projeto itinerante é realizado pela Unifenas com o objetivo de levar aos estudantes informações sobre os cursos ofertados. Foi mais uma oportunidade para que os estudantes pudessem conhecer um pouco mais sobre cada atividade profissional.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.