Postado em quarta-feira, 31 de agosto de 2016 às 21:35

Escola da rede pública busca parceria com iniciativa privada para oferecer uniforme

Os alunos são da Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, que buscou apoio da iniciativa privada.


Da Redação

Quase oitocentos estudantes receberam gratuitamente, nos últimos dias, uniformes em uma escola da rede pública estadual, localizada em Alfenas. Os alunos são da Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, que buscou apoio da iniciativa privada.

Localizada no bairro Vista Grande, a instituição atende alunos de bairros como Jardim Primavera, Campos Elíseos, Vila Promessa e Vila Esperança. A região atendida pela Escola é conhecida por abrigar um grande número de famílias com dificuldades econômicas. Por isso, exigir dos alunos a utilização de uniforme era um problema, explica a vice-diretora Wilma Vieira de Morais.

Vilma conta que desde 2010 vinha refletindo sobre a possibilidade de buscar apoio para a iniciativa. Em uma participação recente na Conferencia Municipal da Criança e do Adolescente ouviu de um policial militar o relato sobre a dificuldade de identificar os alunos da Escola Dr. Napoleão Salles devido a ausência do uniforme.

Alunos do período da tarde posam para foto com o novo uniforme (Foto: Divulgação)

A fala do policial fez com que Vilma retomasse a ideia e, junto com a professora Marinalva Silva Miranda, elaborou um projeto para captação de recursos junto à iniciativa privada. “A aceitação foi muito boa”, afirma ao se referir aos empresários procurados.

Com o projeto, a Escola conseguiu arrecadar cerca de R$ 7 mil, valor que custeou 796 camisetas com o logotipo da instituição de ensino. Como o apoio não poderia ser feito na forma de patrocínio, as empresas doaram o recurso para aquisição das camisetas.

São cinco empresas doadoras: Drogaria Santa Maria, Supermercado São Paulo, Supermercado Lacerda, Central Posto BR e Loteadora Objetiva – Empreendimentos Imobiliários.

Além da identificação dos alunos, no entorno da Escola, Vilma cita que o uniforme proporciona mais igualdade entre os alunos dentro do espaço escolar, o que considera um fator positivo. A ideia da direção da Escola, segundo ela, é dar continuidade ao projeto, buscando apoio da iniciativa privada para que os alunos tenham, por exemplo, uma segunda camiseta.

As camisetas foram distribuídas gratuitamente aos alunos do período da manhã e da tarde. Somente as turmas de 3˚ ano não receberam o uniforme, uma vez que esses estudantes deixarão o ensino médio no final deste ano.

Os alunos assinaram um termo de compromisso ao receberem o uniforme (Fotos: Divulgação)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.