Postado em quinta-feira, 18 de abril de 2019
às 15:03
Levantamento aponta presença de agrotóxicos em água de 45 cidades do Sul de Minas
Segundo dados registrados pelo Ministério da Saúde, uma em cada quatro cidades do país apresentam químicos na água.
Do G1
Um levantamento apontou que em 45 cidades do Sul de Minas, a água que chega às estações de tratamento está contaminada por algum tipo de agrotóxico. Além disso, em sete delas, a presença de químicos está bem acima do permitido.
Os dados foram registrados pelo Ministério da Saúde e depois compilados pelo Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye.
Os municípios são obrigados a testar 16 tipos de pesticida, 11 deles são associados a doenças crônicas como câncer, má formação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.
Foram realizados 854.140 testes entre 2014 e 2017. Segundo o levantamento, uma em cada quatro cidades do Brasil apresentaram contaminação. Ao todo, 83 cidades de Minas Gerais apresentaram químicos na análise da água.
O que diz o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde salientou que os dados não estão consolidados e que, portanto, não é possível, "no momento, fazer avaliação sobre a situação da qualidade da água".
A nota do ministério diz ainda que a "exposição aos agrotóxicos é um problema de saúde pública e cada situação deve ser analisada individualmente à luz do histórico de dados e dos valores de referência da legislação. Quando encontrados valores acima do padrão de potabilidade ou até mesmo diante da presença constante das substâncias, a vigilância deve notificar os prestadores de serviços de abastecimento de água".
Fonte: G1
COMENTÁRIOS