Postado em segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
às 23:11
Atual nível do Lago de Furnas está três vezes menor do que era há 10 anos
Em comparação com 2009, a ocupação do reservatório caiu de 91% para 30%.
O nível do Lago de Furnas está 13 metros abaixo do nível máximo. Isso representa cerca de 30% da capacidade do lago. Para se ter uma ideia, há 10 anos, nesta época, o volume útil do lago estava em mais de 91%.
Segundo o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), a última vez em que o nível do lago atingiu sua totalidade foi em 2011 e de lá para cá ele só vem caindo.
"Realmente é muito difícil ver esse lago na situação que está. Nos últimos 10 anos ele vem diminuindo a cada dia que passa e isso vem causando um prejuízo econômico muito grande para a região, social e ambiental. Dependemos muito da política de geração de energia do ONS, dependemos da natureza e dessa política do governo federal também para diminuir um pouco a geração de energia no Lago de Furnas e aliviar esse consumo de água para gerar energia", disse Fausto Costa.
Ainda segundo o secretário, as chuvas que caíram no meio de dezembro chegaram a melhorar o nível do lago, mas agora a situação já está estagnada.
"Começou muito bem, as chuvas começaram a cair em grande quantidade na região, de um alívio inicial, o lago chegou a recuperar mais de 4 metros, mas agora ele estagnou e não está subindo mais e com isso a preocupação volta novamente", disse o secretário.
Fonte: G1
COMENTÁRIOS