Postado em sábado, 22 de dezembro de 2018 às 12:12

Alfenas entre as 57 cidades com melhor índice de desenvolvimento econômico

Um indicador criado pelo Sebrae aponta Alfenas na 57ª posição em Minas Gerais.


Alessandro Emergente

Um indicador criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta Alfenas na 57ª colocação entre as cidades Minas Gerais com melhor Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, o ISDEL. Entre as cidades do Sul de Minas, aparece na 9ª colocação, enquanto que no ranking nacional é apontada na 787ª posição.

Alfenas apresenta um índice de 0,388 pontos, abaixo da média em Minas Gerais que é de 0,3951, segundo o estudo. O Sebrae posiciona as cidades entre uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento.

O índice analisa 30 indicadores, com base em fontes oficiais, divididos em cinco dimensões: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional).

As cidades do Sul de Minas, à frente de Alfenas, que aparecem como as mais bem colocadas no ranking são Varginha: 0,458 (5ª posição em MG); Pouso Alegre: 0,436 (10ª posição em MG); Itajubá: 0,427 (12ª posição em MG); Três Corações: 0,417 (21ª posição em MG); Extrema: 0,4157 (24ª posição em MG); Passos: 0,4032 (36ª posição em MG); Poços de Caldas 0,407 (32ª posição em MG); Santa Rita do Sapucaí: 0,4007 (37ª posição em MG).

Melhor desempenho

O item Capital Empreendedor, que considera os números da educação, é o que Alfenas apresenta o melhor índice em relação à média estadual. Nesse quesito, a cidade alcançou 0,6473, acima de 0,6118 que é a média do Estado. Essa categoria analisa escolaridade, renda per capita, a nota da Prova Brasil e taxas de atendimento e de abandono. Também inclui vulnerabilidade social e densidade de empresas.


Confira os números do estudo em relação a Alfenas (Fonte: Sebrae Minas)


Já o item Tecido Empresarial é o que apresenta o índice mais baixo em relação à média das cidades mineiras. Alfenas alcançou 0,002717 contra uma média de 0,1649 em Minas. Nesse caso são avaliados atividades de organizações associativas e de entidades sociais, assim como programas e ações.

Nos demais itens Alfenas aparece com índice bem próximo da média estadual: Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

“Mesmo algumas cidades possuindo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura, renda, entre outros fatores que o ISDEL considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.

Objetivo

De acordo com o Sebrae Minas, o ISDEL tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “Elas possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica Melo.

O indicador, criado pelo Sebrae Minas, faz uma análise de dados e variáveis responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local. As informações estão disponíveis para consulta num site criado para divulgação do estudo. A expectativa é que o ISDEL seja atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.