Postado em quarta-feira, 10 de outubro de 2018
às 09:34
Enchimento de reservatório da PCH fica perto de conclusão e muda paisagem
Pequena Central Hidrelétrica em Varginha (MG) deve entrar em funcionamento até o fim de 2018....
O enchimento da água do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Boa Vista II, em Varginha (MG), entrou no estágio final. O processo começou no dia 15 de setembro e mudou a paisagem no local frequentado por moradores e outros visitantes.
Uma das principais mudanças percebida por quem frequenta o local foi o fim das corredeiras do Rio Verde, onde muitas pessoas praticavam esporte. Ao todo, pouco mais de 1 quilômetro quadrado, ou 100 hectares, foi inundado.
“É uma coisa muito difícil, até hoje ainda eu não consigo superar essa questão de ter perdido um lugar tão lindo como era aqui, essas corredeiras do ‘caixão’, a ilha do ‘caixão e o ninhal das garças. Então isso vai ser só o tempo”, explica o ambientalista Ronipeterson Landim Costa.
Para quem frequenta o local há 20 dias, a mudança da paisagem foi facilmente percebida. “Mudou o ambiente, as garças por exemplo que viviam aqui não vivem mais. A paisagem ficou muito interessante, muito bom, acho que não perdeu muito não”, comenta o eletricista Maurício Toledo.
Enchimento de reservatório de PCH fica perto de conclusão e muda paisagem em Varginha (MG) — Foto: Reprodução/EPTV
Árvores às margens do rio foram retiradas e 20 proprietários de terra fizeram acordo com a empresa responsável pelas obras. Ainda há previsão para fechamento de uma área de acesso à área conhecida como “Caixão”.
Apesar da perda do local, o ambientalista defende o fechamento para preservar o entorno do rio. “Do nível do lago, precisa ter 30 metros para a área de APP, que é a área de preservação ambiental. Então nessa área, vão ser plantadas árvores. Se não for cercado, como as árvores vão crescer e a gente vai voltar a ter um corredor ecológico? Vai servir para os animais continuarem a subir o rio”.
A construção da PCH começou em fevereiro de 2017. A capacidade do local é de 26,5 megawatts e deve começar a operar já no fim de 2018. A energia gerada em Varginha vai integrar o sistema nacional de energia elétrica, que distribui para todo o país.
PCH em Varginha (MG) vai gerar energia para várias partes do país. — Foto: Reprodução/EPTV
Fonte:G1