Postado em segunda-feira, 23 de julho de 2018
às 11:11
Comportamento Profissional no local de trabalho
O modo como você age no dia a dia determina quem você é e ainda estabelece o que as pessoas ao seu redor podem pensar ao seu respeito....
O modo como você age no dia a dia determina quem você é e ainda estabelece o que as pessoas ao seu redor podem pensar ao seu respeito. Não estou falando apenas de pontos isolados ou somente do seu lado pessoal. O conjunto formado a partir das suas características pessoais e das atitudes tomadas no seu ambiente de trabalho, por exemplo, determina qual é a sua postura profissional.
Como a área de recursos humanos se capacita ao nível de saber quem contratar? Como agir de acordo com o que a empresa espera? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo. Continue lendo para saber mais!
Como selecionar o colaborador correto
Toda empresa possui um código de ética e de conduta que deve ser seguido a risca por todos os colaboradores, desde a presidência até o assistente. Além disso, a cultura organizacional que, baseada nas regras desse mesmo código, deve ser construída diariamente com a ajuda de todos e o incentivo da área de recursos humanos.
No momento da seleção, o especialista em recrutamento deve estar atento ao candidato, pois este deve demonstrar pensamentos e atitudes que combinam com a empresa. Por meio de uma entrevista profunda e de testes específicos é possível entender a trajetória da carreira do candidato e também muito da sua personalidade. Não é a toa que as empresas que realmente se preocupam com um clima organizacional saudável demoram para contratar.
No mercado atual, apostar em um comportamento considerado no nível da excelência é um diferencial certeiro para ter uma carreira de sucesso. A postura profissional é formada por aspectos como conduta ética, hábitos, habilidades, competências, conhecimentos e ações.
Seja um profissional de destaque
A formação Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um excelente modo do profissional de recrutamento e seleção aprender e se destacar no mercado de trabalho.
Com conteúdo exclusivo e fundamentado no conhecimento, O IBC traz aulas que ensinam como funciona o mapeamento de perfil e de tendências comportamentais. Durante o curso, o coach (professor) usará um método testado e aprovado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Fumsoft (Sociedade Mineira de Software) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
O conteúdo ensina sobre a Teoria dos Perfis Comportamentais, como aperfeiçoar o processo de gestão de pessoas, como otimizar os resultados de treinamento e desenvolvimento, como maximizar os processos de recrutamento e seleção, como melhorar e promover a evolução dos relacionamentos interpessoais e mais.
Além disso, você estará apto a entender mais sobre você mesmo e sobre as outras pessoas. Você terá mais compreensão sobre:
- Área de atuação;
- Influência que o histórico profissional e pessoal pode ter no ambiente de trabalho;
- Formato de tomada de decisões;
- Perfil predominante;
- Atuação diante de situações difíceis;
- Onde estão agrupadas as maiores habilidades e talentos;
- Adequação à função;
- Adaptação à política e ao código de ética e conduta da empresa;
- Ajuste à cultura organizacional.
Após absorver todo esse conhecimento, você estará habilitado a cooperar mais nos processos de recrutamento e seleção. Ou seja: mais assertividade, mais produtividade, mais agilidade e mais análise de resultados. Também é possível trazer conclusões mais proveitosas nos processos de remanejamento de pessoas, afinal você pode usar os mesmos métodos. Esse é um super investimento na sua carreira, não é mesmo? Com certeza, você terá resultados positivos em curto, médio e longo prazo.
Mas, lembre-se de que, apesar do público-alvo ser gestor, profissional de recursos humanos, psicólogos e líder, eu recomendo esse curso para todo mundo que deseja se desenvolver como ser humano tanto no trabalho quanto fora dele.
Como ter atitudes adequadas
Uma sequência de comportamentos pode formar a definição que as outras pessoas do trabalho têm a seu respeito. Selecionei algumas das principais atitudes interessantes para fazer e não fazer em um ambiente profissional. Veja:
- Estudar e se informar sobre sua área e o mercado de trabalho. Evoluir constantemente faz parte de um ser humano que deseja ser melhor todos os dias.
- Ler bastante e seja capaz de desenvolver satisfatoriamente uma conversa com ideias e perguntas construtivas.
- Demonstrar interesse em progredir, pois oportunidades podem surgir e você poderá ser beneficiado caso se esforce.
- Manter boas relações interpessoais com os colegas. Não precisa ser melhor amigo, apenas ser educado e solidário com todos, sem preconceitos.
- Não falar mal da empresa para colegas ou em redes sociais dentro ou fora do horário de trabalho. Lembre-se de que mesmo os perfis públicos podem ser acessados por pessoas especializadas seja qual forem suas configurações de privacidade.
- Se a empresa em que você trabalha permite que você navegue em sites ou redes sociais que não estão relacionadas ao seu escopo, faça isso com moderação;
- Não atender telefonemas pessoais com frequência.
- Sempre cumprir com os prazos e os horários. Entregue seus documentos nos dias certos e procure chegar alguns minutos antes das reuniões começarem. Em caso de atrasos, avise as pessoas envolvidas para não causar transtornos aos seus colegas de trabalho. E, é claro, tenha uma justificativa honesta.
- Saber esperar as pessoas concluírem as ideias para depois expor as suas. Não atropele a fala dos outros para não ser atropelado também.
- Escutar com atenção e tranquilidade todas as opiniões sem levantar polêmicas ou conflitos desnecessários. Isso sim é escuta ativa!
- Ficar atento às regras gramaticais da língua portuguesa em e-mails e documentos. Gafes demonstram falta de atenção ou de leitura.
- Saber identificar quais brincadeiras são saudáveis, o momento propício de fazê-la e quem é receptível a elas para evitar constrangimentos. Ninguém merece aquelas piadas preconceituosas com cor, orientação sexual, classe social ou identidade de gênero. Na dúvida, não faça a brincadeira!
Como você pode ler essas são dicas básicas de como se comportar dentro de um ambiente de trabalho e, é claro, na sociedade. Não estou falando apenas de uma seção de julgamentos infundados que as pessoas ao seu redor podem fazer a seu respeito, mas de você dentro de um contexto profissional. O respeito às outras pessoas, a dedicação aos seu ofício e a sua força de vontade em querer evoluir diariamente são essenciais. E se você tiver mais alguma dica é só escrever nos comentários!
Comece sua evolução pessoal
A formação Professional & Self Coaching (PSC), também do IBC, é uma excelente forma para você entender se o seu comportamento é adequado e como evoluir ainda mais. São conteúdos relacionados ao que é e como impedir as crenças limitadoras, processos de identidade, princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística, autoconhecimento, aprendizagem acelerativa, feedback 360°, produtividade, gerenciamento de atividades e muito mais!
Além disso, esse é o único programa de certificação em coaching que oferece seis titulações: self coach, life coach, professional leader, analista comportamental e extensão universitária. É verdade! As Faculdades Monteiro Lobato, de Porto Alegre (RS), dá reconhecimento acadêmico, ou seja, você terá um certificado como Extensão Universitária. Viu como a formação irá deixar você pronto para se desenvolver ainda mais no mercado de trabalho e na vida pessoal?
Não espere até chegar o momento certo de investir em você mesmo, pois a hora certa é sempre agora. Fique de olho em seu comportamento no ambiente de trabalho e torne-o um diferencial positivo!
Fonte:ibccoaching