Postado em segunda-feira, 16 de julho de 2018
às 10:29
Apartamento com Cozinha Integrada traz boas ideias de decoração
Reforma atualizou a distribuição, ampliou o jardim interno e destacou acabamentos originais do projeto assinado pelo escritório CoDA Arquitetos em Brasília...
Alguns elementos valem pontos extras nas construções brasilienses - brises de concreto, cobogós e tacos de madeira são alguns deles. O trio é tão valorizado por um motivo tão simples quanto nobre: ajudam a domar o calor do cerrado de forma que só a arquitetura inteligente é capaz de fazer. Este apartamento da Asa Sul tem todos eles.
Reformado pela equipe do CoDA Arquitetos, o endereço se modernizou com a retirada de paredes em excesso, solução que abriu a área social para a cozinha, agora um dos espaços mais concorridos da morada. A substituição de revestimentos em mau estado por materiais contemporâneos, como o Corian da bancada e o porcelanato de grande formato no piso, facilitou a rotina dos moradores, que gostam de reunir amigos em torno da comida.
Destaque da obra, a expansão da área de jardins da fachada para a sala criou um espaço acolhedor e cheio de verde, valorizando ainda mais o projeto original do apartamento de 223 m², que tem a assinatura do arquiteto e professor Marcílio Ferreira, por si só um atestado de qualidade arquitetônica.
Outra intervenção de impacto pode ser vista na suíte. A retirada de outro trecho da alvenaria deixou à mostra os cobogós da fachada e permitiu que luz e ventilação ganhassem passe livre para o ambiente. Uma esquadria de vidro e novas cortinas instaladas no lugar da antiga parede interrompem o fluxo de ar e claridade quando necessário.
LIVING | A Poltrona Diz, de Sergio Rodrigues, é uma das estrelas da decoração (Foto: Joana França/Divulgação)
COZINHA | Os tacos originais foram recuperados e criam contraste elegante com o porcelanato cinza de 1 x 1 m que ocupa a área (Foto: Joana França/Divulgação)
COZINHA | A grande bancada de Corian abriga pia e fogão e funciona como uma ilha prática para refeições (Foto: Joana França/Divulgação)
BANHEIRO | A substituição da parede de vedação por esquadrias de vidro trouxe luz natural em abundância para o banheiro da suíte (Foto: Joana França/Divulgação)
QUARTO | Os brises de concreto da fachada, tão característicos do modernismo brasiliense, diminuem a incidência direta de sol no interior do apartamento (Foto: Joana França/Divulgação)
SUÍTE | Cobogós à mostra no quarto de casal: sem a parede de vedação, sobrou espaço para a criação de um pequeno escritório e do canto de leitura. Uma folha de vidro e cortinas opacas fecham a passagem de vento e claridade, quando necessário (Foto: Joana França/Divulgação)
Fonte:Casa e Jardins