Postado em terça-feira, 5 de junho de 2018
às 08:08
Universidade suspende aulas após ataques a ônibus urbanos em Pouso Alegre
Univás anunciou medida após viação Princesa do Sul ter três veículos atacados...
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) suspendeu as aulas desta segunda-feira (4), em Pouso Alegre (MG). A medida foi anunciada após ataques a ônibus causarem a suspensão de parte dos serviços de transporte coletivo no município.
De acordo com um comunicado publicado nas redes sociais da universidade, as duas unidades, Fátima e Central, ficarão sem aulas.
A Viação Princesa do Sul, responsável pelo transporte coletivo na cidade, retirou parte da frota das ruas após ter três ônibus incendiados. Segundo a empresa, apenas 15 veículos estão circulando na cidade, acompanhados de escolta policial. O acordo envolve as polícias Civil, Militar e a Prefeitura Municipal.
Ônibus incendiados
Os ataques em Pouso Alegre começaram na noite de domingo (3), quando dois homens abordaram um ônibus, pediram para os passageiros saírem e colocaram fogo em uma poltrona. Depois disso, eles fugiram. As chamas foram controladas com um balde d´água.
No entanto, após o ataque frustrado, criminosos voltaram a agir nesta segunda-feira. Por volta de 13h40, um ônibus foi abordado no bairro Recanto dos Fernandes. Conforme a polícia, três homens ordenaram que motorista e passageiros saíssem do coletivo. Um deles estava armado. Depois eles atearam fogo no ônibus e fugiram.
Já o segundo veículo foi atacado no bairro Belo Horizonte, menos de duas horas depois. De acordo com a polícia, dois homens entraram no ônibus, e repetiram a ação, mandando os passageiros descerem e iniciando o incêndio. O fogo atingiu casas da região e a fiação, mas foi contido pelo Corpo de Bombeiros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/0/F/BNBBAPSgOAl6P3HMu3Bg/incendio.jpg)
Pouso Alegre teve dois ônibus incendiados (Foto: Aline Jacullo)
Ataques em pelo menos 9 cidades da região
Em todo o Sul de Minas, foram nove o número de cidades que registraram ataques a ônibus urbanos desde a noite de domingo. Segundo informações da Polícia Militar, veículos do transporte coletivo foram incendiados em Pouso Alegre, Monte Santo de Minas, Alfenas, Guaxupé, Passos, Varginha, Poços de Caldas, Itajubá e Três Corações. Pelo menos 21 veículos foram atacados ou incendiados nessas cidades.
Doze pessoas foram detidas em cinco cidades, entre adultos e adolescentes. Em Cruzília e Brazópolis, criminosos dispararam tiros contra uma delegacia e uma viatura da polícia. Já em Ouro Fino, veículos em um pátio credenciado do Detran também foram incendiados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/v/d/HAEpd9QkaHnNtDI3d5AQ/incendiopatioourofino2.jpg)
Veículos são atingidos por incêndio em pátio do Detran em Ouro Fino (Foto: Polícia Militar)
Em todo o Estado, pelo menos 35 ônibus foram atacados em pelo menos 16 cidades. A ação atingiu desde Belo Horizonte e a região metropolitana até municípios do Centro-Oeste, Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro. A polícia investiga se os ataques partiram de uma facção criminosa .
Mapa dos ataque a ônibus em MG

Fonte: G1
