Postado em terça-feira, 5 de junho de 2018
às 08:08
Universidade suspende aulas após ataques a ônibus urbanos em Pouso Alegre
Univás anunciou medida após viação Princesa do Sul ter três veículos atacados...
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) suspendeu as aulas desta segunda-feira (4), em Pouso Alegre (MG). A medida foi anunciada após ataques a ônibus causarem a suspensão de parte dos serviços de transporte coletivo no município.
De acordo com um comunicado publicado nas redes sociais da universidade, as duas unidades, Fátima e Central, ficarão sem aulas.
A Viação Princesa do Sul, responsável pelo transporte coletivo na cidade, retirou parte da frota das ruas após ter três ônibus incendiados. Segundo a empresa, apenas 15 veículos estão circulando na cidade, acompanhados de escolta policial. O acordo envolve as polícias Civil, Militar e a Prefeitura Municipal.
Ônibus incendiados
Os ataques em Pouso Alegre começaram na noite de domingo (3), quando dois homens abordaram um ônibus, pediram para os passageiros saírem e colocaram fogo em uma poltrona. Depois disso, eles fugiram. As chamas foram controladas com um balde d´água.
No entanto, após o ataque frustrado, criminosos voltaram a agir nesta segunda-feira. Por volta de 13h40, um ônibus foi abordado no bairro Recanto dos Fernandes. Conforme a polícia, três homens ordenaram que motorista e passageiros saíssem do coletivo. Um deles estava armado. Depois eles atearam fogo no ônibus e fugiram.
Já o segundo veículo foi atacado no bairro Belo Horizonte, menos de duas horas depois. De acordo com a polícia, dois homens entraram no ônibus, e repetiram a ação, mandando os passageiros descerem e iniciando o incêndio. O fogo atingiu casas da região e a fiação, mas foi contido pelo Corpo de Bombeiros.
Pouso Alegre teve dois ônibus incendiados (Foto: Aline Jacullo)
Ataques em pelo menos 9 cidades da região
Em todo o Sul de Minas, foram nove o número de cidades que registraram ataques a ônibus urbanos desde a noite de domingo. Segundo informações da Polícia Militar, veículos do transporte coletivo foram incendiados em Pouso Alegre, Monte Santo de Minas, Alfenas, Guaxupé, Passos, Varginha, Poços de Caldas, Itajubá e Três Corações. Pelo menos 21 veículos foram atacados ou incendiados nessas cidades.
Doze pessoas foram detidas em cinco cidades, entre adultos e adolescentes. Em Cruzília e Brazópolis, criminosos dispararam tiros contra uma delegacia e uma viatura da polícia. Já em Ouro Fino, veículos em um pátio credenciado do Detran também foram incendiados.
Veículos são atingidos por incêndio em pátio do Detran em Ouro Fino (Foto: Polícia Militar)
Em todo o Estado, pelo menos 35 ônibus foram atacados em pelo menos 16 cidades. A ação atingiu desde Belo Horizonte e a região metropolitana até municípios do Centro-Oeste, Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro. A polícia investiga se os ataques partiram de uma facção criminosa .
Mapa dos ataque a ônibus em MG
Fonte: G1