Postado em segunda-feira, 30 de abril de 2018
às 09:37
Quartos montessorianos ajudam no crescimento das crianças
“Optamos por um quarto montessoriano para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança”...
Na decoração do quarto de sua primeira filha, os atores Débora Nascimento e José Loreto escolheram uma caminha, espelhos baixos e brinquedos ao alcance de Bella, que nasceu no último dia 15.
“Optamos por um quarto montessoriano para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança”, escreveu a atriz em seu Instagram.
A arquiteta Ciça Ferracciú concorda com Débora. Segundo ela, os princípios do conceito montessoriano na decoração são que o espaço responda às necessidades da criança em cada fase, ajudando no crescimento, no desenvolvimento e no estímulo à criatividade.
— A ideia é que o pequeno se baste naquele espaço e possa usá-lo de forma a estimular os sentidos — diz ela.
O arquiteto Fernando Santos salienta que, como bebês pequenos se desenvolvem rapidamente, durante um ano pode ser necessário mudar o layout ou parte do mobiliário do quarto de três a quatro vezes, renovando seus estímulos e interesses nos desafios.
Cama
Deve ser pensada na escala infantil, de modo que a criança possa realizar sozinha as tarefas comuns, como subir e sair da cama, sem acidentes.
Disposição
A cabeceira pode fazer o papel de revisteiro. O armário pode ter, por exemplo, uma porta com quadro-negro para estimular a criatividade. Já as prateleiras podem ser mais baixas, ao alcance da criança. E vale pôr um espelho (inquebrável) baixo para que o pequeno possa se reconhecer.
Brinquedos e livros
O importante é que o local seja próximo ao chão no início da fase de engatinhar, mas possa ser elevado em seguida para estimular a criança a escalar e ficar de pé.
Fonte:G1