Postado em quinta-feira, 26 de abril de 2018
às 09:09
Apartamento antigo se renova com área social integrada e mix de estilos
Passado e presente se conectam em intenso equilíbrio...
Passado e presente se conectam em intenso equilíbrio. Neste apartamento de 110 m², em Porto Alegre, os vazios realçam as escolhas e falam sobre lições de vida importantes para os moradores. Projeto de Sandro Clemes
Móveis antigos e garimpados se somam a itens desenhados para este apartamento. Piso de parquet e detalhes no teto apontam que o passado é reverenciado, mas outras escolhas cuidadosas mostram: vive-se o presente com toda força.
O edifício de 1953, em Porto Alegre, RS, foi tomado por essa aura nobre, capaz de revelar com sinceridade quem são os moradores. Muito se deve à mistura de estilos e aos vazios que abrem a mente para ver o essencial.
Mas, é claro, foi preciso 62 anos para que alguém visse esses valores surgirem no apê de 110 m². Há dois anos, o advogado Sérgio Clemes e o diretor criativo Duddu Vanoni encontraram a planta original, compartimentada e escura, que foi substituída por espaços fluidos após a demolição de paredes, no projeto inicial do arquiteto Leocádio Corrent. Ele reposicionou cômodos, abriu a cozinha ao living e criou o banheiro do casal.
Foi quando o designer de interiores Sandro Clemes, irmão gêmeo de Sérgio, entrou em cena, na concepção visual da área social e do quarto e no desenho do mobiliário. A partir do layout de vãos livres, passado e futuro se cruzam com naturalidade. “Não gosto de casa temática. Aqui tem o retrô e também uma energia contemporânea”, diz o designer.
Para ele, os vazios e os móveis soltos trazem ânimo, novidade e liberdade, já que permitem o movimento de pessoas e o arrastar de móveis. “A marcenaria fixa engessa aquele poder que tínhamos de mudar as coisas de lugar”, observa.
Sérgio e Duddu falam o tempo todo sobre ter apenas o essencial para ser feliz. “Se para as pessoas a casa parece vazia de adornos, para nós não falta nada. Apreciamos mais as coisas, porque elas aparecem. Escolhemos bem o que entra aqui. E mais: posso andar no escuro sem bater em nada”, ri Sérgio.
O marido, Duddu, aponta que a farta luz natural é outro prazer que o projeto de Sandro Clemes resgatou. “Até em dias de chuva o living é claro. Isso reforça a sintonia entre o moderno e o antigo. É essa mistura que torna uma casa real.”
RELAX | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
HALL DE ENTRADA | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
COZINHA | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
DETALHE | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
LAVABO | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
SALA DE JANTAR | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
ÂNGULO DA SALA DE JANTAR | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
HOME OFFICE | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
BANHEIRO | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
QUARTO DE CASAL | (Foto Mariana Boro / Editora Globo)
Fonte:Revistacasaejardim