Postado em segunda-feira, 16 de abril de 2018
às 12:12
A importância da motivação para o empreendedor
Estar firme diante dos imprevistos que acontecem no mundo dos negócios é essencial que sua empresa saia das crises
Para obter um negócio de sucesso é preciso conciliar muitos aspectos. É importante o planejar, fazer a gestão financeira e de pessoas, manter o modelo de negócios, atendimento ao cliente, estratégia de vendas, entre outros.
Entretanto sem a motivação do empreendedor nada vai adiantar. É preciso estar motivado a vencer todos os obstáculos que surgem.
Em dados da pesquisa da InfoMoney, um terço das empresas criadas no país fecha em uma média de dois anos. E um dos fatores relevantes citados para uma empresa ser bem-sucedida foi a motivação, tanto com as perspectivas de futuro e vontade de alcançar metas.
O Sebrae, em recente artigo, mostrou a importância da motivação para a sobrevivência de qualquer negócio. Apesar de não existir atalhos para uma boa gestão, o posicionamento do líder diante das eventuais crises vai ditar o rumo que a empresa terá.
Um líder motivado, que quer seu negócio se reerguendo, estará pronto para vencer o momento ruim. Ele precisa ser o primeiro a acreditar que tudo vai passar.
Um bom gestor vai analisar todas as possibilidades e decidirá pelo melhor caminho baseado em razões concretas. É possível manter a empresa ativa, mesmo que sua recuperação seja difícil e demorada? Quais seriam os benefícios desse esforço?
O que seria perdido caso seu negócio afundasse? O que os seus funcionários pensam a respeito dessa situação de crise? Todas essas perspectivas precisam ser levadas em consideração para, se ainda houver chance, toda a equipe se esforçar para que a recuperação seja uma realidade.
Motivação quando deu errado
E se o pior acontecer? E se, mesmo com todos os esforços feitos, o negócio fracassar? Ainda nessas circunstâncias, a motivação segue sendo importante. Empreendedorismo não se limita a uma única chance. O empreendedor deve buscar novas possibilidades e tentar novamente.
Com a experiência do que deu errado, entenda o que não funcionou e quais foram as razões que levaram a falha. Transforme tudo isso em aprendizado para a nova jornada.
Fonte: Negociarias