Postado em terça-feira, 10 de abril de 2018
às 10:10
Ato contra privatização da Eletrobrás reúne cerca de 300 pessoas na barragem de Furnas
Furnas Centrais Elétricas é uma das empresas que poderá ser privatizada por ser subsidiária.
cerca de 300 pessoas entre manifestantes e representantes políticos participaram de um ato na tarde desta segunda-feira (9) em São José da Barra (MG) contra a privatização da Eletrobrás. A manifestação aconteceu em frente à barragem da Hidrelétrica de Furnas, uma das empresas que poderá ser privatizada por ser subsidiária da Eletrobrás.
O projeto de lei que pretende privatizar a empresa tramita na Câmara Federal, mas a votação que deverá definir a venda ou não do grupo Furnas Centrais Elétricas está prevista para acontecer em maio.
Além da possível demissão e terceirização de funcionários, os representantes contrários à privatização estão preocupados com a queda no turismo na região.
“E a gente sabe que, com a privatização, a gente não estaria apenas a usina, tem a questão da água que é uma questão muito importante. E não é o fato de falar que existem agências para regular isso.
A gente sabe como funciona no Brasil e sabe como essas agências não estão funcionando. Então a gente tem muita preocupação do que pode acontecer, porque um projeto turístico na beira de um lago sem água, ele não para em pé”, afirma Fernando Queiroz, diretor do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais.
Em nota, a assessoria de imprensa de Furnas disse que não vai se pronunciar sobre o assunto. A EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, também entrou em contato com a Eletrobrás, mas até esta publicação não havia tido resposta.