Postado em quinta-feira, 15 de março de 2018
às 20:08
Barbearias no estilo vintage invadem Alfenas
Muito além de barba, cabelo e bigode. As barbearias no estilo vintage viraram um refúgio para o público masculino de Alfenas.
Alessandro Emergente
Muito além de barba, cabelo e bigode. As barbearias no estilo vintage (que resgatam a tradição) viraram um refúgio para o público masculino de Alfenas. O prazer em ouvir uma boa música, encontrar amigos e cuidar da aparência num ambiente agradável faz com que o público procure, cada dia mais, esse estilo de barbearia, que tem invadido Alfenas.
O estilo surgiu em Alfenas nos últimos anos e tem ganhado força. Hoje já são mais de 10 barbearias que adotaram o estilo retrô no seu ambiente e passaram a valorizar um ambiente mais temático. Mas mesmo entre elas é possível perceber diferenças de estilos – do som presente no espaço aos tipos de serviços.
Um dos empreendedores que apostaram no vintage é Jonathan Lara, da barbearia O Lara Barber. Ele atuava como analista de mercado, atuando no eixo Rio-São Paulo, quando decidiu mudar de rumo. Viu no mercado de barbearias uma oportunidade de negócio e, ao mesmo tempo, de ter mais qualidade de vida, ao lado da família.
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Pouco mais de um ano após montar a sua barbearia, ao lado do Sesi, Lara diz que tem um número de clientes que é o dobro do que tinha projetado inicialmente. O espaço foi decorado com objetos retrô, além de disponibilizar aos clientes bebidas (refrigerante e cervejas variadas) e internet wi-fi. A ideia, diz, é ampliar os serviços disponíveis e tornar o ambiente cada vez mais aconchegante.
Clássico e com qualidade
A expressão vintage significa algo clássico - que remete as décadas de 20 a 60 - e de excelente qualidade. Por isso, alguns clientes ainda podem mostrar-se receosos com o estilo. Mas não se enganem: os preços dos serviços estão alinhados ao mercado e são bastante competitivos.
Embora a moda da barba tenha ajudado a alavancar o estilo, a ideia de deixar um ambiente mais confortável, com bebida, café e uma boa música – um verdadeiro refúgio para o público masculino – é que tem atraídos os clientes.
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A preocupação com a estética tem aumentado entre os homens. Uma pesquisa realizada pela empresa Euromonitor Internacional apontou o crescimento de 7,1% do mercado de beleza masculino, em 2015. O levantamento foi divulgado no ano passado pela Revista Exame.
Por isso, mesmo que a moda da barba esfrie, Lara acredita que o setor continuará aquecido. Ele conta que, em cada 10 clientes, sete ainda buscam cortes de cabelo – do tradicional aos novos estilos de cortes. O público infantil já representa boa parcela desse público.
Entre as barbearias vintage, diferenças de estilos, como a música escolhida para o ambiente, vão marcando definição do público. Na O Lara Barber, por exemplo, é o rock clássico que reina. É preciso estar atento a cada detalhe, lembra o proprietário.
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A invenção da lâmina descartável favoreceu o auto barbear em domicilio e fez com que o movimento nas barbearias reduzisse. Somente há cerca de 10 anos o modelo contemporâneo de barbearias vintage foi resgatado através da precursora “Barbearia 9 de Julho”, em São Paulo. Hoje, nas grandes cidades, já é possível encontrar redes, franquias e marcas independentes.
Mercado em números
A reportagem tentou um levantamento oficial sobre o número de barbearias na cidade junto a Secretaria de Fazenda. Porém, a classificação é diversa, o que dificulta chegar a números precisos dos estabelecimentos no ramo: eles estão cadastrados desde salão de beleza e cabelereiros (53 estabelecimentos), que atendem público unissex, até estabelecimentos com atividade estética, onde aparecem três barbearias, seis cabelereiros e 24 pontos ligados a beleza.
Considerando apenas o público masculino, o mercado de beleza saltou de R$ 10 bilhões em faturamento, em 2011, para R$ 19,6 bilhões no último ano. Os números são da consultoria Euromonitor, que estima que esse mercado tenha um enorme potencial de crescer ainda mais, chegando a R$ 26,7 bilhões em 2021.
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