Postado em terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Presidente da Câmara solicitará esclarecimentos sobre cirurgia de irmã do prefeito
Alessandro Emergente
O presidente da Câmara Municipal, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), anunciou, na sessão desta segunda-feira, que enviará esta semana um requerimento a prefeitura pedindo esclarecimentos sobre a cirurgia de varizes de Maria de Fátima Canavez, irmã do prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT). Em agosto, ela foi submetida a uma cirurgia eletiva (Varicectomia) mesmo não havendo pactuação entre Alfenas e São João Del Rei para este tipo de procedimento. O fato foi divulgado com exclusividade pelo Alfenas Hoje.
Eliacim afirmou que os esclarecimentos serão solicitados com a “máxima urgência” e uma posição será apresentada na próxima sessão. Informou que cópias de toda a documentação serão solicitadas pela presidência da Casa para que sejam analisadas. “Todos nós fomos pego de surpresa com a reportagem do Alfenas Hoje”, comentou antes de anunciar a providência.
O presidente da Câmara não descarta um pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) caso se comprove os indícios de irregularidade apontados na reportagem. Disse que após a análise, se for constatos os indícios ele próprio irá encabeçar o pedido de uma CPI. “A Câmara Municipal não pode e não vai se omitir”, afirmou Eliacim que em seguida foi aplaudido pela platéia.
A pactuação, feita através da Progrmação Pactuada Integrada (PPI), permite que pacientes de outras cidades sejam atendidos em Alfenas. Para isso, o município de origem do paciente repassa verbas para Alfenas para realização destes atendimentos. Não é o caso de Maria de Fátima, uma vez que não existe pactuação entre São João Del Rei e Alfenas para cirurgias eletivas (não-emergenciais).
Viúva e Pobre
O líder do Governo na Câmara Municipal, Vagner Moraes (Guinho/PT), tentou justificar a cirurgia dizendo que Maria de Fátima é “uma senhora viúva e pobre” e completou: “E o prefeito também”. Neste momento, Guinho chegou a ser vaiado.
Em outro momento, o petista disse que a irmã do prefeito tem o direito a realização da cirurgia em Alfenas, mas foi interrompido por uma pessoa na platéia que gritou: “Furar fila, não!”.
O representante do Executivo também contestou as declarações da dona de casa Vilma Megda Lima, de 64 anos, que sofre com problemas de varizes. Ela disse que tentou, sem sucesso, uma cirurgia. Guinho negou que haja pedido de cirurgias em nome de Vilma, que desistiu de pleitear o procedimento e convive com as dores.
Guinho tentou atacar o Alfenas Hoje dizendo que os jornalistas escrevem “um monte de bobagem” e que ninguém assina nada ao comentar a reportagem assinada pelos repórteres Alessandro Emergente e Henrique Higino. . “Não perdi tempo de ler”, declarou o vereador. Na semana passada, Mário Augusto da Silveira Neto (PRTB) havia dito que Guinho “não sabia ler” nem os projetos de lei que ele vota.
A sessão foi longa e só terminou após às 22h30. Dois projetos de lei foram aprovados em 2º turno e alguns vereadores chegaram a abandonar o plenário em forma de protesto.

COMENTÁRIOS