Postado em quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 às 11:23

Decoração vintage: 15 ambientes para se inspirar

Buscar elementos que lembram a estética do passado é tendência na decoração desde sempre. E não pense que utilizar esse recurso pode deixar os ambientes datados ou com jeito de que o tempo parou por ali. A ideia é adicionar charme ao espaço...


  Um sofá especial

O grande protagonista do décor deste apartamento, assinado por Nildo José, é um sofá. Mas não é qualquer modelo e, sim, um Chesterfield imenso, com 5 metros de comprimento, que percorre toda a extensão da sala, reunindo home theater, living e jantar. A peça é um clássico de botões que traz um clima vintage para o espaço, reforçado pela TV que serve de bar.

Cozinha divertida

A geladeira rosa rouba a cena nesta cozinha. Uma versão retrô do eletrodoméstico, que foi revestido com uma irresistível candy color, divide as atenções com o piso quadriculado P&B. A mesa, as cadeiras e a luminária de design contribuem para a harmonia geral, trazendo alegria para a hora do café.

 

Atuais como nunca

 



Um clima retrô toma conta desta sala de estar, que exibe peças icônicas do design brasileiro, produzidas entre os anos 1950 e 1960, a exemplo do par de poltronas Concha, de Joaquim Tenreiro, e o sofá Percival Lafer. Em meio a uma paleta neutra, que combina cinza, bege e madeira, surge o tapete Papilio (desenhado por Vasconcellos Barreto), mesclando tons de azul em uma estampa gráfica, que se destaca no ambiente.

Mix charmoso

O distrito do Brooklyn, em Nova York, oferece algumas sortes a quem se aventura no garimpo de imóveis, como é o caso desta casa no Prospect Park, um verdadeiro achado: a construção de cinco andares se manteve original por um século, tempo em que pertenceu a uma mesma família. Com projeto do escritório Elizabeth Roberts, em parceria com Red Hook e o Made Architecture, o imóvel ganhou novos ares, sem perder a essência do passado.

Color block

Este quarto cheio de detalhes arquitetônicos do passado – como o piso chevron e as portas com boiseries, por exemplo – ganhou frescor instantâneo. O espaço todo branco e inundado de luz ganha acessórios impactantes e mega coloridos. Usando a técnica do color block, a cama, a poltrona, o tapete e o quadro apoiado na parede injetam poderosas doses de verde e de vermelho, com uma pitada de amarelo.

Pop e colorido

Elementos clássicos são capazes de ganhar vida nova ao absorverem uma cor ou um contexto diferentes. É o caso deste quarto criado por Nicole Hollis. O revestimento de madeira da parede ganha um tom adocicado de verde enquanto a parte superior é coberta por papel de parede tipográfico. A cama surge com cabeceira escultórica e amarela, um link imediato com a cadeira Wishbone vermelha, de Hans Wegner. Elementos vintage, como a máquina de escrever, a câmera fotográfica e a luminária de parede industrial trazem mais personalidade para o espaço.

Parceria certeira

Nesta cozinha, os armários vintage se destacam com seu inusitado tom bordô, e os eletrodomésticos de ponta convivem com elementos mais rústicos, como a mesa de madeira e a luminária de metal. Os revestimentos da parede e do piso enriquecem a composição com suas cores - amarelo, branco e cinza.

Estilo vitoriano

Além de colorir este banheiro, o vitral da janela, acompanhado das molduras ao redor e no teto evidenciam o estilo vitoriano. A casa foi repaginada para ganhar um visual atual, porém sem perder as características charmosas do passado. Na nova ambientação contemporânea e luxuosa, o branco predomina pontuado pelo preto nos acessórios.

Vintage e étnico

Para compor a decoração de seu estúdio, o fotógrafo Luis Carlos Aguayo visitou muitos mercados da Itália e de outros países da Europa em busca de peças vintage, principalmente mobiliário italiano e dinamarquês dos anos 1950. Entre as peças preferidas do fotógrafo, estão as cadeiras de Carlo De Carli e as poltronas de Augusto Bozzi.

Passado e presente

Esta sala, cheia de cores e texturas, exibe atmosfera vintage, com taco de madeira no piso, que ditou a mistura de estilos. Peças com uma estética de outros tempos, a exemplo da mesa e da estante, se misturam a outras de linhas mais retas, como as elegantes cadeiras de balanço brancas e a poltrona, à direita. Nas paredes, uma pintura que puxa para tons de azul mais fechados faz um contraste interessante com a madeira.

Encontro de épocas

Nesta sala clássica, remodelada pelo estúdio Royal Roulotte, as paredes cheias de boiseries ganham ares contemporâneos ao serem cobertas por um profundo tom de azul. O contraste de épocas entre todos os elementos da decoração deixam tudo ainda mais interessante.

Combinação aconchegante

Assinada pelo escritório de design de interiores americano Cloth & Kind, esta sala exibe mobiliário que reveste-se de tecidos com texturas confortáveis, variando entre opções delicadas e outros mais rústicas, como o linho. As peças, garimpadas, têm um apelo vintage que trouxe personalidade ao décor. O tom azul profundo predomina na base, à exemplo das molduras das janelas, dos rodapés altos e do acabamento no teto. Cortinas encorpadas também seguem a mesma linha.
Passado tropical

O papel de parede com folhagens surge como um canvas selvagem para que móveis de época – a cama de ferro, o guarda-roupas clássico e a mesa lateral rústica – componham um interessante mix de texturas. As roupas de cama também entram na dança, mas atualizam o visual: tons de cinza abrem espaço para que almofadas coloridas pontuem vibração neste quarto.

Escritório vintage

Originais ou contemporâneas, as boiseries trazem de volta a estética de um tempo em que as paredes eram obras de arte em si. Neste escritório, criado pelo estúdio Helle Flou, elas ganham juventude ao incorporarem, em meio aos detalhes dourados, uma paleta de candy colors. Os móveis de design escandinavo fazem com elas um belo contraste de formas, com suas linhas simples e estruturas finas.

O bom design dura para sempre



Este home office inspirador exibe peças de outrora em um décor personalíssimo. A estética modernista, em madeira escura, o piso de taco e o forro de gesso formam uma ambientação vintage. Já a parede azul escuro pincela ousadia, aconchego e sofisticação. E para fechar com chave de ouro, a luminária com vários pendentes coloridos confere um charme especial ao espaço.


Fonte: Casa Vogue

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo