Postado em terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Alfenas receberá missão francesa em março
A prefeitura anunciou a visita, em março, de uma missão francesa a Alfenas. O grupo é composto por 12 pessoas ligadas a Organizações Não Governamentais de Habitação e de Reciclagem. O prefeito Pompilio Canavez (PT) esteve na França entre os dias 2 e 12 de janeiro participando da conferência “Terceiros Encontros da Educação Cidadã”.
O prefeito espera, a partir deste contato inicial com os franceses, a criação de um intercâmbio permanente entre as entidades alfenenses e não-governamentais da França. “A expectativa é de que criemos parceria institucional permanente com o governo de Grenoble. E que possamos atrair recursos para investimentos para nossa cidade e região”, disse o prefeito através de sua assessoria.
Juntamente com o secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva, Pompilio participou da Conferência “Terceiros Encontros da Educação Cidadã”, que reuniu gestores e educadores de várias partes do mundo para discutir o modelo atual de educação. A conferência foi realizada em Grenoble, onde os representantes alfenenses ficaram hospedados na residência de uma líder comunitária que será candidata ao parlamento nas próximas eleições francesas, que serão realizadas em março. O nome da anfitriã não foi divulgado.
Em Lion, Pompilio e Luiz Antônio participaram de um encontro com o Comitê da Bacia regional. “Foi uma reunião muito produtiva. Para se ter uma idéia, toda legislação brasileira sobre gestão de água é de 1997, copiada da legislação francesa que data de 1964. A Bacia de Lion abrange uma população de seis milhões de pessoas e arrecada, anualmente, 500 milhões de euros”, informa o secretário.
Outras viagens
Como resultado de outras viagens ao exterior, a atual administração municipal chegou a anunciar possibilidades de investimentos, que não aconteceram. Em 2005, por exemplo, após ida do prefeito a Holanda, representantes do Partido Verde holandês estiveram em Alfenas com proposta de investimentos na construção de uma estação modelo para tratamento do esgoto.
No primeiro ano do atual governo, também vieram a Alfenas uma missão japonesa para financiamento de obras de saneamento na região. O contato foi feito através da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), presidida por Pompílio. O financiamento não foi liberado pelo banco japonês, Japan Bank for International Cooperation. A possibilidade da construção de um resort por um grupo de investimento italiano também foi anunciada em 2005, mas não aconteceu.

COMENTÁRIOS