Postado em segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018 às 10:27

Paleta modernista: conheças as cores da vez na decoração e na moda

Tons profundos, sofisticados e ousados se reúnem em paleta que remonta os estudos de por Le Corbusier...


 Não foi de repente que eles chegaram. Aos poucos, os tons robustos e vibrantes, com uma pegada natural e ar sofisticado, viraram favoritos entre criativos e amantes do design. Trata-se da paleta modernista que, assim como os móveis desenhados entre anos 1930 e 1960, voltou com tudo e promete alcançar o ápice de popularidade neste ano. “Essa cartela traz uma cromaticidade mediana, com nuances nem puras, nem acesas, mas poderosas!”, defende Ana Kreutzer, especialista do Estúdio Prisma que desvenda as “it cores” da vez para marcas como a Suvinil. Pense nas influências da arte moderna: amarelos mostarda, verdes profundos e outros mais abertos e amarelados, azuis abafados, marrons e laranjas terrosos e vermelhos frutados.
 
 
 
“As nuances apontadas por Le Corbusier em sua teoria da arquitetura policromática – uma paleta de 63 tons, alguns mais fortes e outros mais suaves, feitos para serem livremente combinados em harmonia – são resgatadas em dezenas de projetos atuais”. Grandes nomes do design, como Patricia Urquiola e Jaime Hayon e escritórios proeminentes como os italianos Marcante Testa, SCEG, Studio Pepe e a russa Daria Zinovatnaya, investem pesado nessa seleção e seguem os ensinamentos do mestre franco-suíço ao usar cores como componentes arquitetônicos: os grafismos nas paredes, outra tendência do momento, são apenas mais um (bom) exemplo.
 
 
 
A Policromia Arquitetônica de le Corbusier é um estudo que reúne 63 cores agradáveis que funcionam muito bem entre si
 
 
 
O Estúdio Marcante Testa é expert em aplicar esta paleta em seus projetos, como fez neste banheiro, parte de um apartamento do século 19 inspirado na atmosfera de Veneza.
 
 
 
Ainda no mesmo apartamento do estúdio Marcante Texta, a escada ganha ares lúdicos sem perder a sofisticação ao apostar na Paleta Modernista.
 
 
Ainda no mesmo projeto, o quarto une as cores da paleta com móveis ousados.
 
 
Nesse projeto do escritório SCEG Architects, atmosfera retrô é reinventada pela utilização ousada de cores.
 
 
Também do SCEG Architects, esta cozinha ousa ao usar as cores como paredes virtuais para delimitar a sala de estar.
 
 
Os quartos do hotel Giulia, em Milão, decorados por Patricia Urquiola, trazem a paleta modernista).
 
 
Outro quarto do hotel Giulia.
 
 
 
 
 
 
Fonte:CasaVogue
 


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo