Postado em terça-feira, 23 de janeiro de 2018
às 16:04
Anúncios tiveram reflexo positivo nas vendas, diz pesquisa
Os comerciantes que recorreram a publicidade tiveram mais êxito nas vendas. É o que revela a pesquisa contratada pela Acia.
Alessandro Emergente
Os comerciantes de Alfenas que recorreram a publicidade tiveram mais êxito nas vendas de final de ano. É o que revela a pesquisa contratada pela Associação Comercial e Industrial de Alfenas (Acia) no início de janeiro. A maior parte dos 392 entrevistados são proprietários de comércios de médio e pequeno porte.
A pesquisa foi realizada para indicar as vendas de final de ano na percepção dos comerciantes alfenenses. E, segundo o levantamento, houve um aumento de 7,4% no volume de vendas se comparado com o mesmo período do ano anterior.
A empresa Panis Consultoria, Pesquisas e Estatísticas, que realizou a pesquisa, apontou a percepção dos comerciantes em relação as vendas e cruzou esses dados relacionando-os com a opção por anunciar ou não em algum tipo de mídia. Todo material é feito a partir da percepção dos entrevistados.
Sites, jornais e revistas
Comerciantes que recorreram a publicidade em sites, jornais ou revistas perceberam, em sua maioria, um aumento nas vendas de final de ano. Para esses, 57,5% tiveram aumento nas vendas, enquanto que 31,1% não perceberam mudanças em relação ao ano anterior e 11,3% tiveram a percepção de queda.
Já para àqueles que não anunciaram em sites, jornais ou revistas, o número de comerciantes que registraram aumento nas vendas cai de 57,5% (percentual alcançado pelos que anunciaram) para 27,6%. Entre os que apontaram diminuição, o percentual subiu de 11,3% para 37,1%. Já 35,3% dos que não anunciaram não viram mudança.
A pesquisa também revela o percentual de aumento nas vendas para os comerciantes que anunciaram em televisão (47,1%), carro de som (48%), redes sociais (45,7%), outdoor (42,9%), rádio (57,8%), panfleto (59%) e mala direta (66,7%).
Metodologia
A pesquisa foi feita realizada, de 4 a 8 de janeiro, pela empresa Panis Consultoria, Pesquisas e Estatísticas com 392 comerciantes. As entrevistas foram feitas tanto com comerciantes da região central de Alfenas (159 estabelecimentos) quanto dos bairros (233).
A amostra definida pelos pesquisadores foi simples e aleatória com 13 segmentos do comércio alfenense. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, enquanto que a margem de erro é de 4% para mais ou para menos.
COMENTÁRIOS